Paraguai dá início ao plantio da safra de soja 2013/14
Nesta quinta-feira (17), o Paraguai lançou oficialmente o plantio da safra de soja 2013/14 com expectativa de repetir o êxito da campanha passada, com base nas perspectivas positivas para o clima.
Paraguai é o quarto maior exportador mundial da oleaginosa e no ciclo anterior teve uma safra recorde de 9,3 milhões de toneladas. Agora, espera-se repetir o volume em uma superfície 5% maior, de 3,3 milhões de hectares.
Ramón Sánchez, presidente da União de Grêmios da Produção (UGP) disse que o plantio massivo se inicia em outubro e se prolonga até meados de dezembro, mas algumas partes do norte do país já deram início ao plantio.
"Estamos muito bem, e se o clima acompanhar, teremos uma produtividade similar a deste ano", disse o produtor no lançamento oficial do plantio, realizado em Sán Cristóbal, coração da região produtora, a 360 quilômetros ao leste de Asunción.
O Ministério de Agricultura e Pecuária do Paraguai previu um clima neutro até o fim do ano, sem secas ou excesso de chuvas, o que trouxe alívio aos produtores, que, há dois anos, perderam a metade da safra para uma severa seca.
Para a economia do país, a agricultura é um importante fator de crescimento. As autoridades projetam um crescimento econômico de 13,6% este ano, impulsionado pela recuperação do setor agrícola e pecuário.
Com informações do Todo El Campo
0 comentário

Soja teve semana de bons negócios no Brasil com alta do dólar e dos prêmios, mas atento a Chicago

Plantio de soja do Brasil em 2025/26 deve crescer 1,2%, aponta Safras & Mercado

Estados Unidos: análise sobre os preços dos grãos no segundo semestre de 2025

Soja caminha de lado nesta manhã de 6ª feira, dia de relatório do USDA, na Bolsa de Chicago

Mercado brasileiro da soja está de olho no dólar, após tarifas de Trump ao Brasil; Chicago fecha em alta

Soja segue trabalhando com estabilidade e em campo misto na Bolsa de Chicago nesta 5ª