CBOT: Soja tem correção técnica e busca consolidação de preços

Publicado em 19/02/2014 13:30

Nesta quarta-feira (19), o mercado internacional da soja busca uma consolidação de preços após as fortes altas registradas no pregão anterior. Durante os negócios na Bolsa de Chicago hoje, as cotações já testaram os dois lados da tabela, porém, com oscilações pouco expressivas. 

O foco do mercado e dos investidores, no entanto, segue voltado ao ajustado quadro de oferta e demanda mundial e, com isso, chegou a alcançar seus melhores patamares de preços em 52 semanas, como explicou Mauricio Correa, analista de mercado do SIMConsult. 

Nos Estados Unidos, mesmo diante de um cenário de escassez de produto, as vendas externas e os embarques continuam acontecendo em um ritmo acelerado. Já foram embarcadas mais de 34 milhões de toneladas de soja no acumulado do ano safra, enquanto o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) projeta as exportações da temporada em 41,1 milhões de toneladas e o volume de oleaginosa comprometido já passa de 43 milhões. 

Além disso, alguns cancelamentos de compras feitas nos EUA, principalmente por parte da China, que eram projetados pelo mercado também não se confirmaram e reforçam a continuidade e crescimento do consumo pelo produto norte-americano. 

Frente a isso, analistas acreditam ainda que os preços devam continuar subindo no mercado internacional até que possam alcançar um nível que justifique o racionamento da demanda. 

Paralelamente, no Brasil, os problemas causados com a seca seguem ameaçando a safra e o mercado deverá contar com uma menor disponibilidade de oferta vinda da América do Sul. Já há especialistas apostando em perdas de até 5 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, no Mato Grosso, por exemplo, onde as chuvas foram boas e a safra se desenvolveu bem, agora há problemas com a colheita por conta do excesso de umidade. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário