Plantio de soja avança para 46% da área no país; vendas ganham ritmo, diz AgRural

Publicado em 10/11/2014 09:29

Por Gustavo Bonato

SÃO PAULO (Reuters) - Uma melhor distribuição das chuvas sobre áreas produtoras de soja permitiu um salto do plantio na semana passada, de 29 para 46 por cento da área total prevista, mas os trabalhos continuam atrasados na comparação com os últimos anos, disse a consultoria AgRural nesta segunda-feira.

O índice de plantio está atrás dos 59 por cento registrados um ano atrás e dos 61 por cento da média de cinco anos.

"Embora as chuvas ainda não estejam completamente normalizadas, a melhora dos volumes e da distribuição favoreceu o plantio da soja na primeira semana de novembro", disse a AgRural em um relatório semanal.

Segundo a consultoria, plantio atrasado não significa necessariamente perda de produtividade, mas a seca de outubro pode resultar em potencial menor para a safra.

A AgRural disse trabalhar, por enquanto, com estimativas de produtividade dentro da tendência histórica. A produção de soja do país é vista em 94,9 milhões de toneladas na atual safra 2014/15.

"Não se descarta, porém, uma redução (de estimativa de safra) no início de dezembro, quando os números serão revisados", disse a AgRural.

O atraso mais relevante é verificado no Centro-Oeste. Em Mato Grosso, principal Estado produtor de grãos do país, o plantio atingiu 62 por cento da área total prevista, contra 35 por cento na semana anterior, mas bem abaixo dos 85 por cento de um ano antes.

Em Mato Grosso do Sul, o plantio já estava praticamente encerrado um ano atrás (95 por cento da área), mas atualmente alcança 68 por cento.

 

VENDAS

As vendas da safra brasileira de soja 2014/15 ganharam fôlego em outubro devido a preços melhores no mercado internacional e ao real mais fraco ante o dólar.

As vendas antecipadas da soja subiram para 21 por cento da colheita esperada para esta temporada, ante 13 por cento em setembro, disse a AgRural.

Ainda há, no entanto, um atraso ante o índice de comercialização registrado em outubro de 2013, quando 34 por cento da safra já estava vendida.

No Centro-Oeste, as vendas passaram de 15 por cento em setembro para 25 por cento em outubro, contra 42 por cento um ano antes, disse a consultoria.

Produtores rurais estavam evitando fechar negócios em meio aos baixos preços oferecidos pelo grão, cuja cotação na bolsa de Chicago tocou, no fim de setembro, o menor valor em cerca de quatro anos e meio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário