Colheita de soja de Mato Grosso está mais atrasada ante 2014

Publicado em 06/02/2015 12:08

LOGO REUTERS (16408)

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja em Mato Grosso avançou nesta semana num ritmo que a deixou mais atrasada na comparação com o mesmo período do ano passado, repercutindo o atraso no plantio provocado pela seca de setembro e outubro, disseram nesta sexta-feira entidades ligadas aos agricultores.

A colheita no Estado, o maior produtor de grãos do país, avançou para 17 por cento da área plantada na última semana, avanço de 6,6 pontos percentuais ante a semana anterior, mas atrás do índice de 21,7 por cento registrado um ano atrás, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No relatório da última sexta-feira, o Imea registrou que a colheita estava praticamente no mesmo ritmo da safra anterior.

"Colheu-se a soja precoce, por isso que estava parelho. Agora está se colhendo a soja que teve um atraso de plantio", disse o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Nery Ribas.

As regiões de Mato Grosso mais atrasadas, na comparação com 2014 são o noroeste e o sudeste.

Ribas destacou, no entanto, que o atraso não preocupa e que os trabalhos de colheita ocorrem sem dificuldade devido ao tempo pouco chuvoso das últimas semanas em Mato Grosso.

"A fase de enchimento de grãos, que remete à produtividade e à produção, foi bastante afetada. A gente vai ter uma redução de safra", disse Ribas, sem estimar um índice de perda de potencial.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário