Importação de soja pela China sobe em novembro e atinge maior volume em quase 1 ano

Publicado em 08/12/2016 10:55

LOGO REUTERS 3.0

PEQUIM (Reuters) - A China, maior comprador global de soja, importou 7,84 milhões de toneladas do grão em novembro, maior volume em quase um ano, mostraram dados do governo nesta quinta-feira, com indústrias recompondo estoques antes de um período de pico de consumo.

As importações subiram 50,5 por cento ante outubro e 6 por cento ante novembro do ano passado, mostraram dados da alfândega chinesa. Foi o maior volume desde dezembro do ano passado.

O forte crescimento dos desembarques ante outubro refletiu a entrada de carregamentos que haviam ficado represados em outubro devido a rotas de transporte mais longas.

Analistas disseram que o movimento de compras deverá continuar em dezembro, atingindo importações de cerca de 9 milhões de toneladas. O atual volume recorde, de 9,5 milhões de toneladas, foi registrado em julho de 2015.

Os meses de inverno geralmente são os mais movimentados para as importações, quando a safra norte-americana chega ao mercado, ao mesmo tempo em que a demanda por produtores de suínos cresce antes do Ano Novo Lunar na China. O festival de primavera com uma semana de duração começa no fim de janeiro.

"Devido ao Festival de Primavera mais cedo, os desembarques estão muito maiores do que no ano passado", disse a analista Monica Tu, da JCI.

As importações de óleo vegetais em novembro ficaram em 510 mil toneladas, alta de 64,5 por cento ante outubro.

(Por Josephine Mason)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário