A nível nacional, Argentina tem 75,8% da soja plantada
Chuvas acumuladas desde o último final de semana repuseram umidade em extensas áreas da região agrícola da Argentina. Com isso, setores de Córdoba e do centro e sudeste de Buenos Aires, onde as temperaturas máximas dos últimos dias superaram 35ºC, só receberam escassos milímetros que não são suficientes para reabastecer os quadros e garantir a umidade necessária para a implantação dos lotes remanescentes.
Pontualmente, na região sudeste de Buenos Aires, a janela de plantio de soja de segunda etapa de plantio se estende até o dia 10 de janeiro e grande parte dessa superficie poderia ficar fora da rotação se não forem registradas chuvas durante as próximas semanas que revertam a atual condição de déficit hidrico.
Neste contexto, o plantio a escala nacional cobriu 75,8% da área projetada em 19.600.000 hectares, marcando um progresso intersemanal de 9,3% e mantendo um atraso interanual de 6%.
Em números absolutos, foram plantados pouco menos de 15 milhões de hectares e 35% da área pendente está localizada no noroeste e no nordeste argentino, que já transitam a janela ideal de plantio e a boa oferta hídrica dos solos permitiu avançar rapidamente a incorporação dos lotes nos dias anteriores.
Com informações do Agrositio e da Bolsa de Cereais de Buenos Aires
Confira também:
Para o Governo argentino, a colheita de trigo alcançará recordes históricos
Argentina já plantou 3 milhões de hectares de milho para a safra 2016/17
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto