Paraguai: governo se posiciona contra imposto, mas deve aumentar IVA da soja para 10%
Diante de pecuaristas, industriais e comerciantes, a ministra da Fazenda do Paraguai, Lea Giménez, reforçou sua postura de recusa ao imposto sobre a exportação de grãos durante a Expo Internacional da Indústria, Pecuária, Comércio e Serviços, realizada no país neste final de semana.
O presidente da Associação Rural do Paraguai (ARP), Luis Villasanti, informou que "ela reforçou a sua recusa à exportação. Disse que isso iria afundar o país".
De acordo com os dados, os empresários também aproveitaram o encontro para pedir à secretária do Estado a confirmação de uma mesa de diálogo. "Que deem participação para aqueles que vão terminar pagando", disse.
Diante deste requerimento, Giménez se comprometeu com o empresariado a realizar este diálogo diante de uma eventual mudança no cenário tributário.
O governo se opõe a um imposto sobre a exportação e planeja, como alternativa, elevar a taxa do IVA de 5% para 10% para a soja e equiparar as regras do imposto para a renda agropecuária (Iragro) com o imposto para a renda de atividades comerciais, industriais e serviços (Iracis).
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja