Safra 2021/22: Fundação Rio Verde, Embrapa e mais pesquisadores lideram grupo para entender quebra da haste da soja
![]()
A busca por respostas sobre os problemas de quebra da haste das plantas de soja em diversos estados produtores do Brasil nesta safra 2021/22 continua e a Fundação Rio Verde lidera um grupo de especialistas para trazer soluções para o setor produtivo.
Desde o final do último ano tem sido alinhado um grupo composto por profissionais das áreas de entomologia, fitotecnia, fitopatologia e fisiologia de plantas para entender as características dos problemas nas diferentes áres de produção e, na sequência, apresentar respostas.
"Assim que conseguirmos reunir um pacote de informações concretas, que possam ajudar os produtores na sua tomada de decisões, divulgaremos esses resultados para toda a comunidade para ajudá-la a minimizar os problemas que temos tido nas lavouras", diz Fabio Pittelkow, diretor de pesquisa da Fundação Rio Verde.
Um dos participantes do grupo é Sérgio Abud, supervisor de trasnferência e tecnologia da Embrapa e membro do CESB (Comitê Estratégico CESB) que, ao Notícias Agrícolas, na semana passada, explicou não só sobre os desdobramentos do problema, como relembrou que este não é um episódio novo da sojicultura brasileira.
Relembre:
Segundo Abud, foram relatadas quedas de plantas no sudoeste goiano no final dos anos 1990, no Maranhão no início dos anos 2000 e no Paraná em 2015. As causas ainda não foram identificadas, mas os especialistas estão buscando as respostas e esperam divulgá-las aos produtores muito em breve.
Veja, na sequência, o vídeo da Fundação Rio Verde:
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS