Unica espera crescimento de 10,18% na moagem de cana-de-açúcar este ano

Publicado em 17/12/2013 13:57

As usinas da região Centro-Sul do país devem encerrar as atividades da safra 2013/2014 com moagem próxima de 589,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, conforme previsão feita no início da colheita, o que representa aumento de 10,18% sobre a safra anterior. Mais uma vez, o processamento foi voltado para o etanol, que deve atingir recorde de produção, com 25,04 bilhões de litros ante 21,36 bilhões de litros na safra passada.

Até 1º de dezembro, a produção de etanol tinha superado em 18,9% a do ano passado, enquanto a de açúcar ficou praticamente estável, com 0,66% de aumento, o equivalente 35,5 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados hoje (17) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Segundo o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, o fato de o preço internacional do açúcar ter caído na ordem de 16,9% influenciou na cadeia do setor. Pádua destacou que, apesar do incremento de 60 milhões de toneladas na moagem, o faturamento global não deve crescer mais do que 1%.

Pelos cálculos da Unica, comparada à da safra passada, a receita média da região Centro-Sul, até novembro, teve retração de 15,5%, com o valor da tonelada em R$ 116,46. Na opinião do diretor técnico da Unica, a variação cambial ainda pode trazer algum ganho de rentabilidade.

Para a próxima safra, Pádua disse que espera produção semelhante a da atual. Para ele, o desempenho do setor foi positivo em termos de produção, já que atingiu o recorde, com recuperação de produtividade. “Do ponto de vista econômico, porém, foi negativo”, ressaltou.

"Para a safra de 2014/2015, não teremos aumento da produção, pelo desestímulo vindo de um ano difícil, de fraco resultado econômico”, estimou Pádua.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário