Na Folha: Criador de nova variedade de cana distribuiu mudas durante a crise do setor

Publicado em 06/01/2014 10:55 e atualizado em 07/01/2014 07:37

Sizuo Matsuoka pode ser considerado o pai da cana. Desenvolveu e distribuiu às usinas, em 1989, a variedade mais cultivada no país para evitar que ela desaparecesse com o fim do IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool). Em 2003, montou com o grupo Votorantim a CanaViallis, empresa de melhoramento genético de cana vendida à Monsanto em 2008. Hoje, desenvolve em sua própria empresa, a "cana energia".

"Meu avô veio do Japão e trouxe a família para trabalhar em cafezal. Foi para Cafelândia (SP) e depois —eu não sei como deu— ele e o grupo de imigrantes compraram terra em Coroados (SP). Abriram a mata e lá se estabeleceram. Plantavam tudo.

Fui o primeiro de 11 irmãos a sair do campo para estudar. Queria fazer agronomia, até porque eu não sabia o que existia de profissão. Só conhecia agricultura. E também só conhecia a Esalq [Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz]. Então fui para Piracicaba fazer cursinho para conseguir entrar. Na parte financeira, eu nem sei como deu. Era difícil para os meus pais me manterem ali..."

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário