HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Cana: Centro-Sul do BR tem chuvas 44% abaixo da média neste início de 2021, estima Czarnikow

Publicado em 07/06/2021 11:02 e atualizado em 08/06/2021 11:41
Trading inglesa vê moagem de cana-de-açúcar no CS oscilando entre 548 e 558 milhões de t na safra 2021/22 diante de condição climática adversa na região

LOGO nalogo

​O ano de 2021, até o mês de maio, registrava no Centro-Sul do Brasil volume de chuva 44% abaixo da média histórica, segundo a trading inglesa Czarnikow, com eminentes impactos para a safra de cana-de-açúcar. Para o mês de junho, a situação não deve ser diferente, com estimativa de que as precipitações fiquem 41% abaixo da média.

"Os canaviais têm enfrentado clima adverso desde o ano passado. Portanto, a planta se encontra mais sensível à estiagem atual e com uma chance de quebra ainda maior", disse a trading em relatório divulgado no final da semana passada. "Um desvio de 20% da média de chuva já seria algo prejudicial ao desenvolvimento do canavial".

Os níveis mensais de chuva no Centro-Sul do Brasil estão abaixo da média desde setembro do ano passado, segundo aponta a apuração da Czarnikow. Nos primeiros meses da safra 2021/22 (abril-março), esse cenário seguiu, com -72% em abril, -67% em maio e projeção de -41% em junho. Apenas em agosto é que há a previsão de que as chuvas fiquem dentro da média histórica.

Médias mensais de chuva no Centro-Sul do Brasil desde a safra 2017/18 - Fonte: Czarnikow
Médias mensais de chuva no Centro-Sul do Brasil desde a safra 2017/18 - Fonte: Czarnikow

Volume de chuva em milímetros no Centro-Sul do Brasil nos últimos anos e a média histórica - Fonte: Czarnikow
Volume de chuva em milímetros no Centro-Sul do Brasil nos últimos anos e a média histórica - Fonte: Czarnikow

"O período extremamente seco tem impactado no desenvolvimento dos canaviais – quebra estimada de 10%. Acreditamos que existe um viés de baixa em nossas estimativas de moagem", destacou a trading. Por outro lado, o ATR deve ser favorecido.

Diante da condição climática adversa ao desenvolvimento das lavouras nos últimos meses e a previsão de continuidade desse cenário pelo menos até agosto, quando já será inverno no Brasil e os volumes de chuva menores, a Czarnikow já traça novos cenários para suas estimativas na nova temporada. Depois de lentidão, a moagem neste momento está acelerada na região.

Ritmo de moagem da cana no Centro-Sul do Brasil nas últimas safras - Fonte: Czarnikow
Ritmo de moagem da cana no Centro-Sul do Brasil nas últimas safras - Fonte: Czarnikow

Canavial na região de Frutal (MG) com desenvolvimento afetado pela seca - Foto: CzarnikowA estimativa da trading é de uma moagem de cana acumulada de 86,3 milhões de toneladas de cana, mas ainda cerca de 17 milhões de t abaixo de 2020/21. "A produtividade agrícola no mês de abril também veio menor que nossas expectativas, em 73 t/ha - 13% inferior ao mesmo período na safra passada" (Imagem à esquerda mostra canavial na região de Frutal (MG) com desenvolvimento afetado pela seca).

"Com isso em mente, esperamos que os canaviais até setembro tenham uma quebra média de 8%, mas com viés de baixa", complementa a Czarnikow.

A trading projeta a moagem de cana no Centro-Sul entre 548 e 558 milhões de t em 2021/22, ante 605 milhões de t na safra anterior. A produção de açúcar na nova temporada deve ficar entre 34,9 e 35,7 milhões de t, com uma safra total de etanol podendo variar entre 23,7 e 24,4 bilhões de litros, sobre 30,4 bilhões de litros em 2020/21.

 

Cenários para estimativas de moagem e produção no Centro-Sul do Brasil - Fonte: Czarnikow
Cenários para estimativas de moagem e produção no Centro-Sul do Brasil - Fonte: Czarnikow

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário