AL: Chuvas garantem crescimento do setor sucroenergético na safra 10/11

Publicado em 04/11/2010 08:26
A regularidade das chuvas na safra 10/11 é comemorada pelas usinas alagoanas. Além de assegurar a produção para o próximo ciclo, mantém a previsão de crescimento de 10% da safra atual.

O fenômeno La Niña - que é oposto ao El Niño e que produz fortes mudanças na dinâmica geral da atmosfera - seria o responsável por este comportamento climático.

De abril a agosto de 2010, Alagoas teve 160 dias de chuva com uma precipitação pluviométrica de 1.284,4 milímetros (mm). A média histórica acumulada do período é de 1.238,8 mm.

Em setembro, a precipitação pluviométrica também ultrapassou a média histórica em 19,64% e chegou a 125,5 mm.

“A chuva está sendo benéfica. Nos ajuda e garante a safra. Com os tratos culturais, ela faz com que o solo absorva melhor a adubação e também assegura uma produção agrícola maior no próximo ciclo”, destacou Heleno Barros, diretor agrícola da usina Leão.

“A época está muito boa. Não estamos tendo problemas com a chuva. Pelo contrário, devemos ter um crescimento na produção de 15%. O clima está favorável e tivemos os dez meses de 2010 com chuvas bem distribuídas”, reforçou o gerente agrícola da usina Santa Clotilde, José Roberto, lembrando que a irrigação de algumas áreas de canavial é realizada apenas para ajudar no processo de adubação.

O superintendente agrícola da usina Santo Antonio, Marcos Maranhão, também ratificou os ganhos obtidos nos canaviais com a regularidade das chuvas em Alagoas.

“O clima está ajudando. Não tivemos seca para prejudicar. Segundo o Inmet, teremos um verão chuvoso por conta do La Niña. Até o momento, não tivemos problema com a moagem e mantemos a nossa perspeciva de crescimento nesta safra de 10%”, acrescentou Maranhão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BCCOM

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário