Previsão de seca preocupa produtor de cana pernambucano
De acordo com o vice-presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Paulo Guedes, caso a previsão de pouca chuva continue para a estação chuvosa da Zona da Mata, que é entre os meses de abril e julho, será necessário tomar medidas preventivas urgentes para amenizar os efeitos da estiagem. A cana atrofia se não receber água e umidade na medida ideal para o pleno desenvolvimento. “É preciso se preparar para evitar a repetição de prejuízos futuros por conta da seca”, destaca.
A fim de evitar os respectivos prejuízos produtivos, econômicos e sociais decorrentes da instabilidade das chuvas em Pernambuco, o setor sucroenergético propõe o monitoramento sistemático do Estado, por meio da criação da Brigada contra Seca. “A Brigada deverá manter-se à disposição do Governo do Estado, semelhantemente a uma brigada de incêndio”, conta Guedes. Ele informa que ela poderá colaborar na diminuição das quebras de produção agrícolas e ainda reduzir a possibilidade de situações de emergência de municípios.
Guedes lembra que, no passado, em alguns momentos de crise intensa, o Governo do Estado promoveu ações para mitigar os prejuízos, as quais foram fundamentais para dar uma sobrevida, principalmente, aos pequenos e médios fornecedores que são responsáveis pela contratação de um considerável contingente de trabalhadores rurais. Sem as ações do Governo, muitos fornecedores pernambucanos não conseguiriam permanecer no ramo, o que provocaria impacto sócio-econômico significativo na Zona da Mata do Estado.
0 comentário

Como o uso de óxidos nas lavouras de cana-de-açúcar podem potencializar a produtividade

Semana encerra positiva para os preços do açúcar com sinais de fortalecimento da demanda

Custos da safra de cana deixam rentabilidade do setor mais apertada e produtor precisa ser assertivo

Bioenergia ganha força no debate global sobre energia limpa na Fenabio durante Fenasucro & Agrocana

Perspectiva de uso de açúcar de cana na Coca-Cola americana faz mercado subir nesta sexta (18)

UNICA e Bioenergia Brasil reforçam confiança na diplomacia e governo brasileiros sobre conflito comercial com os EUA