Nordeste prevê retomar a moagem de cana aos níveis de antes da crise

Publicado em 03/08/2011 07:47
Chuvas bem mais distribuídas nas regiões historicamente mais secas devem ajudar a safra 2011/12 de cana-de-açúcar do Nordeste a atingir o desempenho de antes da crise de 2008. A previsão conservadora do Sindicato do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindacucar-PE) é a de que o Norte e o Nordeste processem nessa temporada 64 milhões de toneladas de cana. No ciclo anterior, o 2010/11, a safra foi de 63,13 milhões de toneladas.

Se os canaviais reagirem ao clima favorável, como vem ocorrendo, segundo Renato Cunha, presidente do Sindicato, a oferta poderá subir para 66 milhões de toneladas de cana e só será menor do que o realizado no ciclo 2007/08, quando as regiões moeram 66,5 milhões de toneladas.

"Tivemos chuvas bem distribuídas nos canaviais do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do norte de Pernambuco, regiões que normalmente padecem de fortes estiagens", afirma Cunha.

A previsão, diz, é de que o Norte e Nordeste produzam 4,7 milhões de toneladas de açúcar, 1 milhão de toneladas a mais do que na safra passada. A produção de etanol deve crescer para 2,1 bilhões de litros, ante os 1,9 bilhão registrado no ciclo passado.

Oficialmente, a moagem começa em setembro, com a entrada em peso das usinas dos dois maiores Estados produtores da região, Alagoas e Pernambuco. Na prática, no entanto, desde junho já há motores ligados sobretudo na Bahia, na Paraíba e no norte de Pernambuco.

A região tem agora em suas estatísticas a produção de Tocantins. É no Estado do Norte que está localizada a usina de etanol da multinacional Bunge, no município de Pedro Afonso. A unidade foi inaugurada no fim de julho com capacidade industrial para moer 2,5 milhões de toneladas e cana, mas começará processando nesta safra 1,5 milhão.

Com uma produção um pouco maior de etanol e consumo estável, o Nordeste deve precisar trazer do Centro-Sul e do exterior uma quantidade menor do biocombustível, segundo Cunha. O consumo interno da região, diz ele, deve ser parecido com o realizado no ciclo passado e chegar a 2,5 bilhões de litros. Com uma exportação de 100 milhões de litros já contratada, o Nordeste deve precisar de um adicional de 400 milhões a 500 milhões de litros, segundo Cunha.

As exportações de açúcar também devem crescer, na previsão do Sindaçúcar. Os embarques vão atingir, segundo a entidade, 2,8 milhões de toneladas nesta temporada, ante as 2,6 milhões de toneladas do ciclo anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário