Navio com bois importados pela Turquia é liberado em Santos mas ainda falta derrubar liminar que impede novos embarques

Publicado em 05/02/2018 10:30
Confira a entrevista com Nestor Hein - Advogado da FARSUL
Exportação de gado em pé segue todos os requisitos exigidos na legislação e é difícil acreditar que compradores queiram perder dinheiro, colocando animais em situação de risco

Podcast

Confira a entrevista com Nestor Hein - Advogado da FARSUL

Download
 

LOGO nalogo

Neste domingo (04), a Advocacia Geral da união (AGU) conseguiu uma liminar que autoriza a partida do navio com uma carga de 27 mil bovinos vivos, que estava atracado no Porto de Santos, a seguir o seu destino até a Turquia.

O diretor Jurídico da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL), Nestor Hein, destaca que a preocupação dos produtores é com o bem-estar animal, visto que os pecuaristas querem oferecer um produto de qualidade. “Nós somos os primeiros a ter interesse que os bois tenham as melhores condições até chegar ao abate. Além disso, ninguém quer consumir um produto que é fruto de tortura e maus tratos”, afirma.

Confira os vídeos que mostra os bois dentro dos navios:

Atualmente, as exportações de gado em pé vêm aumentando e regulando o mercado, sendo que os principais compradores são os Emirados Árabes, Turquia e a Europa. Segundo Hein, é do interesse de todas as partes envolvidas nas negociações que o animal chegue até o destino em boas condições. 

“Ninguém compra 25 mil animais e gasta aproximadamente 60 milhões para ter uma mercadoria em péssimo estado. No entanto, nós temos uma liminar a nível nacional proibindo as exportações de gado em pé, na qual serão tomadas medidas para derrubar essa liminar”, ressalta.

Em relação aos transportes dos animais, segundo o Diretor Jurídico, os bois recebem tratamentos adequados e muitas vezes melhores do que os seres humanos enfrentam diariamente nos transportes coletivos.

O presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Animais Vivos, Ricardo Barbosa, aponta que o prejuúizo com o impasse chega a US$ 1,5 milhões, fora que muitos compradores não querem mais fazer negociações. " Precisamo estabelecer o mercado de exportação de gado em pé novamente. Porém, todas as entidades vão de reunir para adotar medidas contra os manifestantes", diz a liderança. 

Leia mais:

>> Associações criticam suspensão da exportação de animais vivos

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário