Frente fria chega ao Sul do Brasil nesta quinta-feira (12), mas precipitações ainda serão rápidas e isoladas na região

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou nesta quarta-feira (11) ao Notícias Agrícolas que a previsão de boas chuvas para a região Norte e Nordeste se confirmou. Há seis anos, o semiárido do Nordeste não recebia volumes tão significativos de chuva.
Até o próximo dia 18, essas condições devem persistir nessas regiões. No Sul do Brasil, instabilidades também devem chegar nos próximos dias. A partir de amanhã, um sistema de atuação oceânica de frente fria deve se fazer presente na região, mas este sistema vem concomitante a uma alta que deve derrubar as temperaturas e incidir também sobre o Mato Grosso do Sul, a região Sudeste e a parte Sul do Centro-Oeste entre o final de semana e o início da próxima semana.
A atuação da Zona de Convergência Intertropical é um dos principais fatores que estão influenciando nas chuvas no Nordeste e no Norte neste ano, como aponta Almeida. O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, por sua vez, deverá favorecer as chuvas em Minas Gerais e Goiás.
Do dia 11 ao dia 19, a área preferencial das chuvas deverá continuar sendo a porção mais Norte do país. Na semana entre 19 a 27 de abril, os modelos indicam a chegada de um novo sistema frontal que poderá trazer volumes mais significativos no Sul, especialmente no norte do Rio Grande do Sul. Na porção central, os modelos não indicam redução de chuva para as próximas semanas.
Leia mais:
» Tempo: Chuvas retornam ao Sul do Brasil nos próximos dias e aliviam preocupações com 2ª safra
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Açúcar sobe nesta 6ª feira e encerra semana com ganhos acima de 2% em Nova Iorque
NOAA revisa dados de La Niña e prevê possível transição para El Niño no segundo semestre
Novo alerta de tempestades para o Sul e Sudeste a partir deste final de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (12) para todo o Brasil
La Niña ainda persiste, mas transição para neutralidade é esperada no 1º trimestre de 2026