Frente fria chega ao Sul do Brasil nesta quinta-feira (12), mas precipitações ainda serão rápidas e isoladas na região

Publicado em 11/04/2018 13:44
Além das chuvas, região também deve registrar declínio nas temperaturas nos próximos dias com a atuação de um sistema de alta pressão. Com a Zona de Convergência Intertropical, precipitações volumosas devem continuar sobre as regiões Norte e Nordeste do país.

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou nesta quarta-feira (11) ao Notícias Agrícolas que a previsão de boas chuvas para a região Norte e Nordeste se confirmou. Há seis anos, o semiárido do Nordeste não recebia volumes tão significativos de chuva.

Até o próximo dia 18, essas condições devem persistir nessas regiões. No Sul do Brasil, instabilidades também devem chegar nos próximos dias. A partir de amanhã, um sistema de atuação oceânica de frente fria deve se fazer presente na região, mas este sistema vem concomitante a uma alta que deve derrubar as temperaturas e incidir também sobre o Mato Grosso do Sul, a região Sudeste e a parte Sul do Centro-Oeste entre o final de semana e o início da próxima semana.

A atuação da Zona de Convergência Intertropical é um dos principais fatores que estão influenciando nas chuvas no Nordeste e no Norte neste ano, como aponta Almeida. O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, por sua vez, deverá favorecer as chuvas em Minas Gerais e Goiás.

Do dia 11 ao dia 19, a área preferencial das chuvas deverá continuar sendo a porção mais Norte do país. Na semana entre 19 a 27 de abril, os modelos indicam a chegada de um novo sistema frontal que poderá trazer volumes mais significativos no Sul, especialmente no norte do Rio Grande do Sul. Na porção central, os modelos não indicam redução de chuva para as próximas semanas.

Leia mais:
» Tempo: Chuvas retornam ao Sul do Brasil nos próximos dias e aliviam preocupações com 2ª safra

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário