DA REDAÇÃO: Produtores de MT realizam negócios abaixo do custo de produção

Publicado em 29/07/2014 13:21 e atualizado em 29/07/2014 17:00
Milho: Produtores de Mato Grosso tiveram aumento dos custos de produção devido a ineficiência da tecnologia Bt. Lavouras sofreram um intenso ataque de pragas e foi necessário o aumento das aplicações de herbicidas. Além disso, os negócios estão sendo realizados abaixo dos custos de produção.

Com os valores pagos aos produtores abaixo dos preços mínimos, os produtores de milho de Mato Grosso enfrentam grande dificuldade. O presidente da Coacen, Gilberto Peruzzi, conta que os agricultores da região de Sorriso (MT) estão desanimados com a situação, pois não há o retorno dos investimentos feitos na cultura.

Atualmente, os produtores estão se aproximando do fim da colheita do milho safrinha, que neste ano teve a diminuição de 25% a 30% em relação a área plantada na safra anterior. Além disso, os defensivos agrícolas tiveram um aumento, elevando os custos de produção.

Parte desta situação se deve a perda de eficiência das variedades Bt, em que os produtores tiveram de aumentar a quantia de aplicações para combater a incidência de lagartas. Peruzzi conta os produtores perceberam tardiamente o ataque das pragas, o que prejudicou ainda mais a situação das lavouras.

As empresas detentoras desta tecnologia atribuíram a ineficiência das variedades Bt à falta de refúgio. Peruzzi acredita que é necessário organizar a forma como o refúgio é realizado, visto que muitas empresas não comercializam variedades sem o Bt.

Já para a situação do pagamento às empresas na hora da moega, os produtores não estão aceitando a cobrança, já que a produtividade está relacionado ao trabalho do produtor e não exclusivamente a tecnologia. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário