Região Centro Sul do Brasil tem cenário mais favorável para ocorrência de chuvas; no Nordeste, estiagem pode ser amenizada a partir do dia 20

Publicado em 11/02/2015 09:24
Região Centro Sul do Brasil já apresenta mais áreas de instabilidade e cenário favorável para a ocorrência de chuvas. Apesar disso, precipitações seguem irregulares e insuficientes para reverter as perdas da agricultura em muitas regiões. Situação deve se estender até final da próxima semana. No Nordeste, estiagem só deve ser amenizada a partir do dia 20 de fevereiro.

A ocorrência de chuvas deve ocorrer nas regiões centro-oeste e sudeste até o início da semana que vem. Depois disso, as precipitações devem chegar ao nordeste, porém de uma forma bem irregular. No sul, a tendência é que as chuvas continuem por causa da frente fria que está chegando nessa área. Entretanto, em todas essas regiões as perdas por falta d’água não podem ser revertidas. “A irregularidade das chuvas e as altas temperaturas provocaram quebra nas safras de praticamente todas as regiões do país. Ainda mais nessa época de enchimento de grãos em que a chuva é crucial para que a lavoura atinja todo o seu potencial produtivo”, conta Ana Maria Heuminski de Avila, meteorologista do Cepagri.

Na região centro-oeste as chuvas vão chegar provocadas pela umidade e grande calor da região. Até o começo da semana que vem as chuvas vão se manter de uma forma generalizada. Já por volta do dia 20 de fevereiro, a tendência é que as chuvas se desloquem mais para a região nordeste. Na região sudeste, a situação é semelhante por causa de uma frente fria que chega no final de semana, intensificando as chuvas em toda a região. “Nós temos ainda mais um mês de verão, até meados de março, quando historicamente é esperado um período de chuvas. Então, podemos dizer que até essa data, a umidade vinda da região amazônica deve segurar chuvas regulares no centro-oeste e sudeste”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário