Na região de Palmeira das Missões (RS), produtores avançam com o plantio do trigo e seguem atentos ao clima

Publicado em 02/06/2015 10:29
Na região de Palmeira das Missões (RS), produtores avançam com o plantio do trigo e seguem atentos ao clima. Previsão de chuvas para setembro, se confirmada, pode afetar a qualidade dos grãos, que estarão em fase de florescimento. Custos de produção estão mais altos e, por enquanto, não há referência de preços para a saca do cereal.

Na região de Palmeira das Missões (RS), os produtores rurais têm conseguido avançar com o plantio do trigo, uma vez que o clima permanece mais seco e as temperaturas estão mais baixas no estado. Até o momento, o total semeado não chega a 10% da área prevista para essa temporada e os produtores têm até o dia 24 de junho para finalizar a semeadura do grão. Entretanto, a configuração de El Niño, o que significa mais chuvas para o Sul do Brasil, já é uma preocupação dos triticultores.

Conforme explica o presidente do Sindicato Rural do município, Hamilton Jardim, se as previsões climáticas se confirmarem, as lavouras do cereal poderão receber chuvas, principalmente em setembro, quando as plantas estarão em fase de florescimento. Com isso, o aparecimento de doenças nas plantações poderia ser maior.

“O ideal seria um clima se tivéssemos um clima mais seco, assim como o registrado em 2013. Porém, a umidade excessiva pode ter problemas com doenças fúngicas, o que contribui para encarecer os custos de produção, que já estão altos nesta temporada. A valorização do câmbio também impactou os custos de produção da cultura”, afirma Jardim.

Enquanto isso, o presidente ainda destaca que não há preços de referência para a saca do trigo nesse momento. “O preço do cereal depende muito da produção brasileira, do MERCOSUL e do cenário internacional. É muito prematuro falar do que irá acontecer com os preços e com a produção do grão”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário