HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Novas técnicas de condução de macieiras permitem mecanização e resultam em mais produtividade e qualidade

Publicado em 08/11/2021 10:45
Clandio Medeiros da Silva - Pesquisador do IDR-Paraná
Estudo do IDR-Paraná aponta novas configurações para os pomares e visa, no final das contas, atrai novos pequenos produtores para o setor da maçã no estado

Podcast

Novas técnicas de condução de macieiras permitem mecanização e resultam em mais produtividade e qualidade

Logotipo Notícias Agrícolas 

Os pomares de maçã costumam exigir muita mão de obra durante todos os momentos de cultivo com muitos processos dependendo de manejos manuais. Porém, estudos desenvolvidos pelo IDR-Paraná visam resolver essa questão, e ainda trazer mais produtividade e produção.

Segundo o pesquisador do IDR-Paraná, Clandio Medeiros da Silva, ao substituir o método tradicional de líder central com uma haste e vários ramos na horizontal por um sistema bidimensional com uma parede de plantas que pode ser circulado de um lado à outro, permite-se mecanizar as podas das árvores e cultivar mais plantas por hectare.

>> Novas técnicas de condução de macieiras permitem mecanização e resultam em mais produtividade e qualidade

Os estudos estão em seu segundo ano, com a primeira colheita tendo sido realizada em 2020 e já trazendo bons resultados de produtividade, produção e melhora na qualidade dos frutos colhidos.

Silva destaca que os pomares de maçã tem vida útil de 15 à 20 anos e que aqueles produtores que estiverem se aproximando do momento de renovação das macieiras devem começar a pensar na utilização dessas novas técnicas.

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador do IDR-Paraná no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário