No meio da imensidão do Oeste da Bahia, o milho é o parceiro ideal da soja

Publicado em 06/03/2020 09:55
Jackson Wallauer - Produtor Rural do Oeste da Bahia
Em 1/3 da fazenda Margarida, do grupo Wallauer, milho entra na rotação garantindo solos produtivos. Com ajuda da braquiária, cultivo do cereal melhora o solo e ajuda na cobertura.

Podcast

No meio da imensidão do Oeste da Bahia, o milho é o parceiro ideal da soja

Download

LOGO nalogo

Para o produtor rural Jackson Wallauer da Fazenda Margarida, no Oeste da Bahia, não basta plantar a soja, é uma necessidade renovar e melhorar o solo para garantir a produtividade na safra seguinte. De acordo com ele, na propriedade, 1/3 da área recebe o plantio de milho para rotacionar e melhorar a terra, aliado à braquiária.

Wallauer conta que o estado tem hoje altas produtividades e boas médias na produção de soja muito em decorrência desta rotação. "Nós estamos ganhando muito, esse milho vai produzir bem, mas a soja que vai ser implantada depois desse milho vai render melhor do que uma soja plantada sobre soja", explica. 

Segundo o produtor, a soja é uma leguminosa, e o milho, uma gramínea, que tem sistema radicular mais profundo. "Sendo assim, a gente trabalha com adubação mais pesada, e a soja aproveita o resíduo da adubação, e fazemos o manejo da braquiária".

Ele explica que fazendo a palhada com a braquiária, é possível melhorar a estrutura física do solo, já que a planta tem uma característica de raiz longa, que descompacta o solo, traz nutrientes que estão no fundo para cima, dando a chance do produtor reduzir a adubação na soja.

Apesar de a cobertura com braquiária trazer custo por causa de sementes, concorrência de água e nitrogênio com o milho, Wallauer ressalta que o investimento vale a pena, já que após o atual período chuvoso, a região passa de quatro a cinco meses sem precipitações e com sol escaldante.

"É preciso essa cobertura para dar a sobrevivência aos microorganismos, aos insetos. O que essa cobertura traz de produtividade no ano seguinte com a soja, vale a pena". 

SUSTENTABILIDADE

"A safrinha da Bahia tem que ser a palha. Os produtores têm que colocar isso na cabeça", afirma Wallauer. Segundo ele, para garantir o futuro e a sustentabilidade do oeste da Bahia, a medida ideal é fazer palha após a safra de verão, depois do milho, depois da soja, conseguir fazer uma cobertura de solo que consiga melhorar o solo. 

"O agricultor é visto como destruidor, explotrador da terra, do meio ambiente, mas a gente vê esse milharal, a quantidade de carbono que ele está transformando, a água que segura no solo, produzindo renda. E ele está trazendo o solo de volta", explica. 

Veja também:

>> Oeste da Bahia caminha para uma grande safra. Um presente para Jair...

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário