No Piauí, plantas de soja estão morrendo devido à falta de chuvas e altas temperaturas

Publicado em 11/12/2015 10:07
Áreas sem palhada apresentam situação mais grave, já nas demais, a planta ainda tenta sobreviver. Última chuva aconteceu no dia 21 de novembro. Sem perspectivas de precipitações, produtores não conseguem planejar o replantio. Já o plantio deve ser finalizado até o dia 30 de dezembro. Após essa data, agricultores deverão investir na cultura do milho.

Devido à falta de chuvas na região nordeste, conseqüência da presença do fenômeno climático El Niño, os produtores do Piauí estão preocupados com o atraso no plantio e o desenvolvimento da soja.

De acordo com o representante da Aprosoja Piauí, Altair Fianco, na região de Uruçuí (PI) não chove a mais de 15 dias, causando atraso no plantio da soja, que tem sua janela ideal até o próximo dia 30. "E o grão que foi plantado - em torno de 25% - boa parte dele está literalmente morrendo, porque além do período sem chuva a temperatura é muito alta", explica.

Segundo Fianco devido ao solo muito seco, as áreas sem palhada apresentam situação mais grave, já nas demais, a planta ainda tenta sobreviver. "O que nos preocupa agora é que atrasando o plantio, nós não conseguimos estabelecer uma palhada pós-colheita de soja, o que acaba comprometendo a palhada também do próximo ano", ressalta.

Além disso, nas áreas que foram mais afetadas e tem a necessidade de replantio, também não é possível estabelecer uma data para a ressemeadura, já que as previsões climáticas não indicam boas condições de chuvas para essas localidades.

Fianco afirma que após o fim da janela ideal de plantio da soja, até dia 30 de dezembro, a produtividades das lavouras ficam muito comprometidas, por isso é possível que os agricultores deverão investir na cultura do milho após essa data.

"A experiência do ano passado mostra que o que foi plantado em janeiro o rendimento não foi bom, então eu acredito que finalizando dezembro se não houver condições de implantação de lavouras de soja a tentativa de mudar para milho é muito forte, porque os cereais que foram plantados no primeiro mês do ano passado foram muito bem", destaca Fianco.

Confira as fotos do desenvolvimento da soja na região de Uruçuí (PI), enviadas pelo produtor rural Altair Fianco:

Lavoura de soja com palhada em Uruçuí (PI). Foto enviada por Altair Fianco

Lavoura de soja com palhada em Uruçuí (PI). Foto enviada por Altair Fianco

Lavoura de soja com palhada em Uruçuí (PI). Foto enviada por Altair Fianco

Lavoura de soja com palhada em Uruçuí (PI). Foto enviada por Altair Fianco

Milheto

Lavoura de milheto em Uruçuí (PR). Enviada por Altair Fianco

Lavoura de milheto em Uruçuí (PR). Enviada por Altair Fianco

Lagarta do milheto em lavoura de Uruçuí (PR). Enviada por Altair Fianco

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário