Em Douradina (MS), algumas áreas de soja estão alagadas e produtores não conseguem realizar os tratos culturais
O excesso de chuva na região de Douradina (MS) tem deixado muitas lavouras alagadas impedindo que os produtores realizem os tratos culturais e prejudicando a produtividade da soja.
Somente nas duas primeiras semanas de janeiro o acumulado de chuvas ultrapassa os 300 mm. Segundo o presidente do sindicato rural, Cláudio Pradela, o excesso de umidade além de favorável o desenvolvimento de doenças, dificulta a aplicação de defensivos e pode trazer conseqüência para a produtividade.
Neste cenário, as projeções já indicam redução no rendimento que deve ficar abaixo de 55/scs por hectare na média da região. "As lavouras em si estão muito boas, mas o problema vem agora até o fim do mês se não parar de chover na época da colheita", explica Pradela.
Logística
No Estado a colheita começa nos próximos dias e as chuvas constantes, que já deixaram vários estragos, preocupam os produtores da região sul. Dezenas de pontes foram destruídas e muitas estradas estão intransitáveis, prejudicando o escoamento da safra.
"Se a colheita entrar da maneira que está, a situação será grave, e teremos muitas perdas", acrescenta o presidente.
Arroz
Assim com ocorre nas lavouras de soja, as áreas cultivadas com o arroz na região também sofrem com o excesso de chuva. Segundo Pradela, até o momento menos de 50% das lavouras conseguiram ser semeadas e, a situação das que já foram implantadas é crítica.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja