Produção mundial de açúcar deve registrar excedente de 500 mil toneladas mesmo com redução na produção da China e do Brasil

Publicado em 12/05/2015 13:56
Produção mundial de açúcar deve registrar excedente de 500 mil toneladas mesmo com redução na produção da China e do Brasil

O levantamento da FCStone prevê um excedente de mais 500 mil toneladas de açúcar na safra 2015/16. Na temporada passada esse excedente era de 4 milhões de toneladas.

Para João Paulo Botelho, consultor da FCStone, essa redução no saldo pode significar um possibilidade de na próxima safra o setor eliminar o superávit da produção. No entanto, o quinto ano consecutivo de excedente representou "uma elevação muito grande de todos os estoques da cadeia e esses estoques estão pressionando as cotações internacionais, que devem continuar ao longo do ano", afirma.

Em alguns países houve redução na produção, assim como Brasil e China, porém outros países com a Índia aumentaram significativamente a produção, mostrou o levantamento. Na China a diminuição ficou acima de 20% na produção interna, sendo um dos principais motivos às condições climáticos que influenciaram os produtores a investirem em outras culturas.

As cotações em baixa na Bolsa de Nova Iorque (NYBOT) têm desestimulado a produção de açúcar e favorecido a migração para o etanol. Por isso, Botelho estima "esse superávit não ser mais registrado" nas próximas temporadas. No vencimento julho/15 o açúcar é cotado a 13,58 US$/libra peso.

"O único fator que pode dar sustentação para o preço do açúcar é o consumo de etanol. Os dados de acompanhamento de safra indicam que o consumo de etanol está reagindo muito bem aos estímulos das políticas do governo", declara o consultor.

O levantamento da FCStone apontou também que o mix está mais alcooleiro, podendo chegar a 57,3% (26,4 bilhões de litro) de produção da matéria prima destinada ao etanol. Diante disso, o total da moagem do Centro-Sul deve alcançar 583 milhões de toneladas, o que seria um aumento de 2% em relação a safra passada, mas estaria 2% menor que a produção da safra 2013/14.

"Provavelmente será um ano melhor que a safra passada. Apesar dos preços do açúcar em dólar estarem muito baixos, o dólar acabou compensando um pouco dessa queda, então os preços do açúcar em reais estão mais ou menos em linha com o ano passado, enquanto temos muito estímulos para o aumento do consumo do etanol, o que deve melhorar a remuneração, e também teremos um disponibilidade de matéria prima um pouco maior que pode permitir um aumento da receita das empresas", analisa  Botelho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário