Fala Produtor
-
Roberto Cadore Cruz Alta - RS 11/09/2017 16:29
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Nesta exposição, lembrei o comentário do sr DALZIR que justificava a safrinha para reduzir o custo fixo do arrendamento da terra. Se o preço de referencia e' o preço pago no porto então nesta analise precisaria se considerar o custo do transporte... E tem mais uma variante, porto por porto e' mais conveniente carregar nos portos americanos do pacifico.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sr. Cadore, eu sei que no RGS os custos são menores, mas existem dois detalhes que devem ser observados nessa comparação, o pró-labore americano é muito alto (astronomico, segundo o Guilherme) e também o seguro de renda, que é muito diferente dos seguros agricolas do Brasil. Tem também essa questão do maquinário onde a aquisição de máquinas lá não é mais cara que no Brasil, eles apenas usam um fator de depreciação maior. Sob todos os Eles são um país capitalista e, nós, um país socialista.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Complemento..., Sob todos os pontos de vista, o setor agropecuario americano está melhor que o brasileiro.
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
Perfeitamente Rodrigo, as planilhas servem para irmos nos aprofundando, porem para traçar comparações exatas, precisaríamos aplicar a mesma metodologia, que em alguns pontos precisa ser tratada com proporcionalidade como é o caso de pro labore e folha de pagamento aqui e nos EUA e outras analisadas exatamente pelos mesmo parâmetros.
Tem muito coisa que olhando simplesmente para grupos de componentes de custo podem no levar a acreditar que temos um custo mais baixo que lá. Vou elencar alguns itens a seguir.
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
Primeiro vamos a questão depreciação, precisa ver como os americanos estao formando esse custo de maquinário para traçar um paralelo conosco, por exemplo, estava ouvindo um programa de radio sobre isso nos EUA, e tem produtor trocando de colheitadeira a cada 3 anos por la. Isso pode indicar um custo médio de maquina maior por ha, mas não serve para afirmar que temos melhor custo com maquinas aqui, apenas que temos que levar nossas maquinas ao limite máximo operacional e de tempo de uso para poder fazer com que ela se pague. Tinha um trabalho em português falando sobre o tempo de vida media de tratores aqui e lá, aqui se não me falha a memória eram 15 anos a idade media da frota, la 4 anos...
Isso evidencia um ponto, que para podermos falar com propriedade e traçar paralelos, precisamos conhecer a fundo.
Outra coisa é a questão do juros, o colega Roberto Cadore tocou em um ponto importante, a taxa de juros tem diversa brutal., 10, 15 vezes mais alta aqui nominalmente...
Mas estamos falando ainda só de juros nominais, aqui quando vamos fazer um custeio por exemplo, pagamos 8 ou 9% de juros ao ano, mais a IOF que nao me lembro exatamente a porcentagem, mais chega a quase 0,5%, o banco para liberar o financiamento exige um monte de coisas que custam e nao tem retorno nenhum ao produtor, depois debitam taxa disso e daquilo, obrigam a fazer seguros que não asseguram nada, etc etc etc... Portanto, se formos ver o spread real entre o quanto captamos via custeio e o quanto pagamos no final incluindo todos esses itens tranquilamente esta passando de 25% ao ano.
Ai temos juros 25 vezes mais altos que dos EUA.
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
quanto as maquinas e a manutenção delas não é difícil de ver que há alguma coisa discrepante na comparação. Basta ver quanto custa a mesma maquina aqui e la, quanto custam as peças de reposição aqui e lá? duvido alguém achar algo igual aqui mais barato que lá, portanto o custo do item é sempre menor.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
-
alexandre maroti nova resende - MG 11/09/2017 15:39
É realmente este aumento de produção pode ñ vir... e se o clima ñ colabora pode é diminuir a produção ... e ficar abaixo da ultima safra.
-
Antonio Marcos do Carmo
Guimarânia - MG
E vamos torcer para que em janeiro não dê um veranico severo como já os climatologistas estão falando por conta da influência do laninha pra não afetar a granação do grão.
-
Antonio Marcos do Carmo
Guimarânia - MG
-
Valdir Edemar Fries Itambé - PR 11/09/2017 15:16
Está certa a SAMANTA PINEDA em alertar da participação dos produtores rurais e suas lideranças de entidades a se fazerem presente no julgamento da ADI 4901 (entre outras apensas à esta http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=4901&classe=ADI&codigoClasse=0&origem=JUR&recurso=0&tipoJulgamento=M), até porque as justificativas alegadas pela Procuradora Geral da União SANDRA CUREAU são bastante consistentes nos autos da ADI... De outro lado, no decorrer do processo, quando da realização da Audiência Pública convocada pelo Ministro LUIZ FUX, os que lá estiveram para defender a Constitucionalidade como um todo da Lei 12651/12 com exceção do Próprio relator da Lei, o Ex ministro Aldo Rebelo que la esteve para detalhar a importância do novo Código Florestal, quem realmente apresentou defesa e justificativas bem fundamentadas quanto a Constitucionalidade, foi o representante da Embrapa, EVARISTO DE MIRANDA. Quanto aos demais que lá estiveram para "defender" a Constitucionalidade, infelizmente deixaram a desejar, usando de argumentos e exemplos pífio, muito aquém dos argumentos relatados por representante de sem terra se saíram melhor, seguido dos catecraticos. ISTO NOS PREOCUPA..(confira vídeo da Audiência link: https://www.youtube.com/watch?v=4vNShGMtMwo&t=235s ).
Muito nos preocupa o julgamento que acontece no dia 13 de setembro de 2017, até porque a ADI gera insegurança jurídica em negócios bilionários, conforme alertamos aqui no Site NOTICIAS AGRÍCOLAS ainda em setembro de 2014... Acesse - https://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-geral/145265-codigo-florestal-adi-gera-inseguranca-juridica-em-negocios-bilionarios-por-valdir-fries.html#.WbbQkLJ96Yk
Nos resta esperar pelo julgamento.
-
José Eduardo da Silva
Janaúba - MG
Isso tudo ai é tudo balela..., o mundo nao nasceu "correto"..., no cerrado o aproveitamento natural de seu solo, conforme sua topografia, nao passa de 60%...; os resto de conservação cabe ao agricultores que sao inteligentes e cultos. Portanto, isso tudo ai é mais cabide de emprego.
-
José Eduardo da Silva
Janaúba - MG
-
Edmilson De Marchi São José do Rio Preto - SP 11/09/2017 14:41
Gostaria que vocês noticiassem também à respeito de heveicultura. Este ramo de negócio está nas mãos de poucos, os quais manipulam as informações.
Obrigado
Edmlson
-
carlo meloni sao paulo - SP 11/09/2017 14:05
Acho esquisita esta situação de mercado da soja, na hora da colheita nos EUA o preço sobe??
-
wellington almeida rodrigues Sucupira - TO 11/09/2017 12:48
Também concordo com Sismeiro..., hoje aqui no Tocantins as cotações futuras da soja estão girando em torno de 58 a 60 reais, preço esse que a meu ver é péssimo para o produtor, sendo que esse valor é bruto, tendo-se os descontos de funrural, frete e colheita..., partindo dessa premissa, os preços não decolou por ter uma oferta grande de safra velha e consequentemente safra das várzeas que foram muito boas de produção, que todos nós sabemos que soja que nos serve para sementes vira soja disponível no mercado de grãos..., para se ter os compromissos pagos pelos produtores a soja ideal hoje para venda futura terá que ser a partir de 70 reais a saca bruto..., só assim teríamos um fôlego para cumprir os custos de safras passadas...!
-
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 11/09/2017 11:59
O site da revista veja disse que o apóstolo Valdomiro, da Igreja Mundial fez oferta pelo Canal Rural e que Joesley Batista tem quatro ofertas. A venda já foi decidida, mas inda não se sabe para quem. Qualquer que seja o comprador, tomara que deixem seus jornalistas dizerem a verdade sobre os números de safra e comercialização. Faz tempo que não vejo notícias que ajudem os agricultores. Lembrem-se que a JBS é maior compradora de milho e soja do mundo.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
O tal do canal rural esta em queda livre a muito tempo...seu melhor programa mercado e cia hoje parece uma extensão do Joeslei...so divulgam e informam coisas que no fundo beneficiam o ladrão...tem o boneco Daud...que esta do lado do produtor...fala tanta abobrinha..tanta besteira..mete o pau em todo o mundo mas não cita o ladrão MOR...aquele comentarista de Brasilia chega dar dor de barriga....tem alguns analistas de mercado sao bonecos a serviço dos compradores..ah e as meteorologistas estas são uma piada...depois de dar geada no sul a tempos..elas propagam nova geada que via acabar com os pastos verdes..é tanta besteira que ta difícil de ouvir...e aturar..
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
-
Frank Scanavachi Guapé - MG 11/09/2017 11:44
Super safra????
-
Dinamerico Aguetoni Guaíra - SP 11/09/2017 09:03
Bom Dia,
quando voltaremos a ter as cotações da BMF?
-
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR 10/09/2017 20:50
Mesmo sem previsão de chuvas para as próximas semanas, alguns produtores começaram o plantio da soja. Para aqueles que plantaram com alguma umidade no solo, a perda é certa. A soja irá germinar e morrer devido ao calor excessivo. Aquelas sementes que somente incharam, também não irão suportar mais 15 dias neste forno. Muitos estão aguardando o solo secar totalmente para plantar no pó. Alegam que a terra seca vai preservar as semente. Pagam uma fortuna pelo quilo da semente, usam tratamento milagroso e caro e jogam fora. Tudo por causa da desgraça do milho safrinha. O que está se desenhando para a safra de verão não é um quadro muito bonito. A grande maioria das sementes de soja escolhidas aqui no oeste do Paraná são boas se plantadas agora, em meados de setembro. Elas tem um ciclo mais longo , fazendo com que mesmo plantadas cedo, crescem bem e permitem colheita em meados de janeiro. Agora, estas mesmas variedades plantadas ou nascidas em outubro, se comportam de maneira diferente. Como disse, tem o ciclo mais longo e crescem bem. O resultado será uma colheita atrasada como foi neste ano e com grande risco de acamamento e maiores gastos com fungicidas e inseticidas . A safra passada também teve seu plantio atrasado devido á falta de chuvas em setembro de 2016. O plantio do milho safrinha também foi feito tardio , e o resultado foi uma média de produtividade de 80 sacas por hectare, para um custo de 100 sacas com o preços atuais pagos pelo grão. Será que os agricultores irão apostar novamente numa safra de milho safrinha sendo plantada atrasada, com altos riscos climáticos e financeiros? Pelo andar da carruagem, parece que o cerrado também vai ter seu plantio atrasado. Mais um problema para os agricultores, que mais do que nunca precisam de uma safra perfeita em clima e preços.
-
José Elias
Nova alvorada do sul - MS
Perfeito seu comentário. O produtor será forçado a diminuir área de milho safrinha.... daÍ, quem sabe, não teremos preços bons e rentabilidade??!!
-
José Elias
Nova alvorada do sul - MS
-
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG 10/09/2017 19:03
Olhem o CORPORATIVISMO em ação... o tal Marcelo Miller está atolado até o pescoço... só os idiotas acreditam neste santo... e o FACHIM o protegeu, não liberando sua prisão...já a irmã do Aecio foi presa pois ela poderia "atrapalhar as investigações"... o tal Marcelo, que operou toda a delação-gravação, jogou dos dois lados, esse é SANTO??... isso prova que o judiciario é um antro de corrupção e corporativismo..
-
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG 10/09/2017 16:35
Caro Alex..esqueça a demanda... quem manda no preço é a OFERTA... e como é reduzida até metade de janeiro, a oferta ditará os preços... menos balela e mais verdade...
-
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG 10/09/2017 14:53
Senhores.. o tiro saiu pela culatra..nao tem boi.. não tem pasto.. e confinamento reduzido.. acabou a mamata.. chuva so em outubro.. pasto so a partir de dezembro e boi de pasto so final de janeiro.. esta é a verdade.. deixem de vender.. hoje fui a um açougue onde compro carne e o dono me disse que o frigorífico que lhe vende não tem carne para fornecer neste final de semana.. vejam como está... dona SCOT falem a verdade.. ou os metralha estão molhando seus analistas para comprar melhor..
-
EDMILSON JOSE ZABOTT
PALOTINA - PR
Sr. Dalzir , concordo com o Sr. Nós aqui do Parana estamos doidos para iniciar o plantio dá soja e milho para silagem, mas a chuva não vem. Até prefiro assim, do que as tragédias climáticas que estão ocorrendo no mundo... Vamos agradecer por não passarmos por isso... Quando às instituições que fazem relatórios, sabemos que fazem com um único interesse.. Para as grandes corporações.
Agora talvez seja a hora do produtor de Boi.
-
EDMILSON JOSE ZABOTT
PALOTINA - PR
Vamos agradecer
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Edmilson... estava a pouco no zap com um filho meu que mora no vale do Itajai.. reclamou da água que está reduzida..pois temos la uma terminação de suinos e está controlando a água...aqui no triangulo so estão um pouco verdes os canavias... as pastagens estão secas... assim é Goiás...MT..e matopiba... portanto pasto com boi gordo so meados de janeiro proximo.
-
EDMILSON JOSE ZABOTT
PALOTINA - PR
-
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG 10/09/2017 14:48
engraçado..bebendo cerveja com advogado dos metralha....esta é a seriedade do MPF brasileiro...assim é que se trata a coisa pública..enquanto estivermos nas maos destes corruptos e incompetentes o pais continua sem rumo...ou seja judiciario é a parte mais podre do país..onde as leis nada valem..e sim quem paga mais pela sentença...e olha a lentidão das sentenças..são mais lentos que coice de porco doente..e parecem os salvadores da patria..
-
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG 10/09/2017 14:43
caro Joao Batista Olivi..gostaria que recuperasse um comentario meu sobre a delação premiada dos metralha,,feitas neste espaço onde na época deixei claro que tal acordo ou foi comprado ou o Janot era o maior BURRO..e TROUXA da face da terra..e não deu outra as perguntas continuam..ou é UM ORRELHUDO E BURRO
Comparando as planilhas de custos de produção de soja da Universidade de Minnesota, e do IMEA, sugeridas pelo Sr. Rodrigo e Guilherme, pude observar que os custos operacionais nos EUA e no MT, coincidentemente, não diferem nos seus totais, mas são muito diferentes em seus componentes específicos. Os custos totais médios de 986 propriedades nos EUA foram de US$ 1.068,00/hectare, enquanto o IMEA calculou uma média de US$ 1.060.10 para o MT. Nos componentes específicos de custos o valor do arrendamento de terras nos EUA é bem maior do que no Brasil. As áreas de plantio mais valorizadas, as "ridge till", custam em média R$ 1.641,00/hectare. As médias de arrendamento de R$ 1.364,00/hectare nos EUA e R$ 419,58/hectare no MT são bem diferentes. Os custos com máquinas, que no MT são de R$ 96,69/hectare, chegam a incríveis R$ 631,00 nos EUA. Outros componentes importantes como defensivos e fertilizantes tem custos menores nos EUA. Enquanto nos EUA gasta-se US$ 93,60/hectare com defensivos, no MT US$ 211,90/hectare. Em fertilizantes nos EUA são US$ 56,00 (?) e no MT são US$ 202,00/hectare... Outra diferença marcante são os juros gastos. No Brasil, são cerca de 8,25%, contra 0,8% nos EUA, ou quase 10 vezes menos. Portanto, enquanto no Brasil gasta-se muito com insumos diretos, nos EUA os custos maiores são os atribuídos ao fator terra (land rent) e ao maquinário. Utilizando relatório do USDA de agosto, que aponta produtividade de 56 sacas/hectare e custos da planilha de Minnesota (2016), o resultado foi um custo de US$ 8,65/bushel para este ano safra, (excetuando-se os pagamentos do governo e o trabalho de gerência). No MT, os custos chegam a US$ 9,24/bushel para uma produtividade de 52 sacas/hectare conforme estimado pelo IMEA. Daí surge a difícil tarefa; o agricultor brasileiro precisa ser mais eficiente do que o americano, e precisa aumentar a sua produtividade, e não pode mais aumentar seus custos. *(US$/R$3,21)