Fala Produtor
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 01/12/2015 08:53
-
Bertholdo Fernando Ullmann
Patos de Minas - MG
Rodrigo, as informações sobre estoques e produção de café do Brasil, feitas pelas entidades brasileiras, são de um amadorismo inacreditável. Ninguém mais leva a sério essas estimativas. Eu sempre acreditava que o USDA maquiava os números de café do Brasil mas fazendo uma analise dos últimos 10 anos entre o que ele mostrou e o que as entidades brasileiras mostraram, o USDA está bem mais perto da realidade. Sou produtor de café e gostaria muito que os dados divulgados no Brasil fosse verdadeiros. Se esses dados fossem reais, o preço do café estaria em 2,00 a 2,50 lb/cts pelo menos. Eu concordo quando você cita que a culpa não são dos especuladores. Graças a eles, o mercado tem tanta liquidez. O Brasil precisa de forma urgente, estruturar o mercado de opções das suas principais atividades agrícolas, precipitando todos seus contratos em moeda corrente nacional para ter mais facilidade nos negócios.
-
Bertholdo Fernando Ullmann
Patos de Minas - MG
precipitando = precificando
-
Eduardo Lima Porto
Porto Alegre - RS
Excelente comentário. Endosso totalmente o que está expressado. Quem culpa os especuladores são os mesmos que culpam o Governo, a Chuva ou a falta dela, a falta de sorte, etc. A produção agrícola é uma atividade profissional, de alto risco e é no risco que se obtém lucros ou prejuízos. O lucro é sagrado e pertence a quem o gerou, assim como o prejuízo deve ser suportado por quem o originou. Muitas instituições que deveriam ter um padrão técnico rígido com relação a informação, acabam cedendo a "pressões" seja do Governo ou dos membros de associações produtoras. Tal prática distorce a realidade de custos de produção e no longo prazo significa um tiro no pé. No RS temos o exemplo do setor arrozeiro que há muitos anos reclama por preços mínimos, alegando que os custos de produção estão maiores e causando prejuízos, quando em contrapartida se verifica um crescimento sustentado da área plantada ano após ano. É certo que o brasileiro tem a memória muito curta, mas existem alguns que estão antenados nesse processo e que sabem como atuar de acordo. Esse é uma das características dos chamados "especuladores".
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Bertholdo..isto que voce coloca fica claro quando vemos liderança dos cafeicultores..presidentes de cooperativa de café....ve-se claramente que a qualidade de executivo competente eles não póssuem...aí esperar o que!!!!!exemplo claro é aquela presidente da Petrobras...claro que beleza nada ter a ver com competencia do executivo....mas a da Petrobras a sua desenvoltura gerencial não serve para um produtor de leite de 100 matrizes...assim os executivos do setor e por isto o produtor de café sempre paga o pato...
-
Bertholdo Fernando Ullmann
Patos de Minas - MG
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 01/12/2015 06:02
Diante dessa realidade que nos apavora, segue uma receita de um prócere. O título é bem sugestivo: "Receita de Reconstrução Nacional". O artigo pode ser visto no link: http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,receita-de-reconstrucao-nacional,10000003467
Só para antecipar, segue alguns ingredientes:
O "recall", primeiro instrumento dessa "virada", foi importado da democracia suíça, que o adotara meio século antes, e garante a todo e qualquer eleitor o poder de iniciar, mediante coleta de assinaturas, um processo de cassação do mandato do representante do seu distrito e a convocação de nova eleição a qualquer momento e por qualquer motivo, sem perturbar o resto do país. Com essa arma na mão, todo cidadão passa a ter a prerrogativa de desafiar qualquer aspecto do modelo institucional ou da ação governamental e obter obrigatoriamente uma resposta do seu representante, sob pena de demissão. E isso altera radicalmente a ordem das prioridades na pauta política da nação.
Com um século de exercício dessa prerrogativa ? que sem nunca ter passado do âmbito estadual bastou para desinfetar todo o sistema ? os americanos, enquanto iam filtrando o joio do trigo, foram-se equipando, de reforma em reforma, de um ferramental cada vez mais amplo de intervenção direta no processo político que hoje lhes permite decidir no voto, sem pedir licença a ninguém, tudo o que nós vivemos rezando para os nossos políticos fazerem ou deixarem de fazer por inspiração do Bom Jesus da Lapa.
Que impostos concordam em pagar; que quantidade de dívida cada governo pode emitir; quais o salário e as obrigações dos servidores; quem continua ou não empregado do Estado; qual a pena para cada crime no Código Penal; leis de iniciativa popular que o legislador não pode modificar; poder de veto a leis aprovadas pelo Legislativo; confirmação ou não do juiz de cada circunscrição a cada quatro anos; revisões periódicas obrigatórias de constituições estaduais; escolha de diretores, currículos e professores das escolas públicas; tudo isso e muito mais é decidido diretamente no voto e entra ou sai da lista de questões incluídas nas cédulas de cada eleição por iniciativa de quem vota, e não de quem é votado.
Democracia é isso. O resto é tapeação.
Vejam que o inicio está no seu município !!!
-
Vilson Ambrozi Chapadinha - MA 30/11/2015 19:18
Mais triste do que o fogo é ver que ninguem esta fazendo nada pra extingui-lo...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Vilson...voce olhou bem a foto...parece soja palntada em Xavantina(sc)ou Palmitinho (RS)..pirambeira!!!!outra coisa a soja verde como parece sem inço não queima..só queima se passaram herbicida a pouco e o capin seco queima e aí a soja faz igual a uma etapa da erva mate..passa pelo sapeco...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
-
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG 30/11/2015 14:57
Mais um exemplo de quem desbravou as coisas novas no Brasil...assim foi com soja..milho..e agora em SP com tomate...bem depois os cara da embrapa falam que foram eles que desenvolveram o Brasil...embora as vezes meio fanfarão mas este mérito é dos BOMBACHUDO...parabéns Joao Batista pela entrevista...mas ja que voce tem contato com canal rural podia sugerir ao jornalista investigativo e INVESTIGAR a operação entre o BNDES e o JBS..onde o prejuizo do BNDES foi muito grande...quem sabe o canal rural investiga este assunto!!!!!!
-
Eduardo Lima Porto
Porto Alegre - RS
Excelente entrevista João!!! Importante mostrar o trabalho de produtores nas mais diversas culturas. Oxalá que o exemplo do Nelson Mallmann inspire e contagie a muitos outros. Estamos precisando de Líderes.
-
Eduardo Lima Porto
Porto Alegre - RS
-
Luiz Antonio Piovesan Bauru - SP 30/11/2015 10:07
Não sei porquê os cafeicultores deveriam estar comemorando, pois todas as vezes em que o dólar sobe, a bolsa cai ... e os precos do cafe ficam na mesma.. já os custos, estes sim, sobem como resultado de tudo isso ...
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 30/11/2015 06:56
A corrupção financeira é fruto da corrupção moral..., já o maior problema do Brasil é os brasileiros acharem que a solução de seus problemas, particulares ou comuns a todos, depende de alguma "liderança".... Temos líderes em excesso, que querem invariavelmente, tornar o mundo semelhante às suas cabeças mediocres... Querem um exemplo? A Famato e Aprosoja, em associação com a Abiove, e vejam vocês, essas entidades, Aprosoja e famato, não apoiaram a Abiove na eliminação do ICMS da soja, para equiparar com a exportação! Agora juntas, e apoiando o ministério do meio ambiente, comandado por uma petista radical, vão até a Europa, garantir que o bioma Amazônia não será desmatado. Disseram lá, que tem o apoio da sociedade civil, mas não ouviram a voz dos produtores, principalmente os que moram nessas regiões. Digo que se dependesse dos produtores, esse código florestal, o novo, não existiria, a lei continuaria a ser o Estatuto da terra, não haveria CAR, isso tudo foi imposto em cima do produtor, pela bancada ruralista e pelas entidades representativas, sempre manisfestando solidariedade por qualquer governo que seja, ávida pelas benesses que podem advir com tal atitude. Inclusive desmatar onde outros não podem. Antes da corrupção e do roubo, o principal problema do País é o uso do Estado, de forma legalizada, para atender interesses de grupos de pressão, impondo sobre toda a sociedade o peso e o custo de suas decisões e vontades equivocadas.
-
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG 30/11/2015 06:49
A compra conjunta e em grandes volumes é um sistema importante na redução de custos dos produtores... PARABÉNS AOS SUINOCULTORES DE SP... esta iniciativa cairia muito bem aos produtores de soja e milho de todo o Brasil... juntar por região e fazer a compra, minimizar o transporte, etc... tenho certeza absoluta em uma redução de no mínimo de 10%... ESTE É UM CAMINHO A SER SEGUIDO....
-
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG 30/11/2015 06:43
Pergunto!!!!! o Rio Grande planta soja SAFRINHA!!!!!!!! NÃO!!!!!!!! então se não planta como que este bando de ENROLÕES...chamado de ESPECIALISTAS de MEIA TIGELA falam que a soja safrinha é responsavel pelo aumento da FERRUGEM....mas se manifestem>>>> Doutor Guerra do MT...TADASHI...diz que este que é o BOM..não sei no que..e mais os homi da EMBRAPA de LOndrina..seu Waldir...falam sei Waldir..até hoje aguardo o trabalho de 10% dos nematoides...se provarem ok...mas só no gogó...parece coisa de primario...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Continuo aguardando um posicionamento do Guerra,,,Do Tadashi...do Waldir da Embrapa Londrina...caso não se posicionarem o que voces pregam é uma GRANDE INVERDADE ....mas que sabe alguém resolve provar e se posicionar...então Doutor Guerra...DR Tadashi...DR Waldir...é só falar...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
e aí Doutor Guerra do MT..Tadashi não pranta que não dá doença...e DR Waldir mister nematoide de 10%...se manifestem...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
a ponte verde no Rio Grande não existe..a geada mata tudo...então agora quar o ponti que mantem a ferrugem...voces não sao especialistas!!! então falem...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 30/11/2015 05:38
Vivemos sob "O IMPÉRIO DA LEI" ??!!! (eh eh eh! (risos)... Os mais antigos, lembram-se do Paulo César Farias, vulgo PC, tesoureiro de campanha de Fernando Collor de Mello que, após ser eleito Presidente do Brasil, sofreu impeachment, devido a revelação de um "esquema" de desvios de dinheiro. Na época a praxe eram os "cheques fantasmas".
Fazendo a comparação com os dias de hoje, chega-se a conclusão que aquilo era brincadeira de criança.
Após ficar um tempo sendo procurado, PC foi preso, em seguida solto e, foi morto pela sua namorada que, em seguida suicidou-se. Eles estavam numa casa de praia, cercados por um forte esquema de segurança. Até hoje há muitas dúvidas sobre o duplo homicídio, mas a "lei" continua omissa.
Os prefeitos "Toninho do PT" em Campinas-SP e Celso Daniel em Santo André ?SP são casos emblemáticos que envolve o PT, mas a "lei" já deu seu veredicto.
Aquele louco Nicolás Maduro na Venezuela está, entre outras coisas, sendo responsabilizado pelo assassinato de um candidato da oposição. Vários órgãos mundiais soltaram notas de repúdio sobre o fato, agora com relação aos fatos em solo brasileiro, quais são as medidas tomadas para elucidarem tais fatos?
Será que o "sistema" brasileiro é do "CRIME PERFEITO", ou a "lei" sofre a síndrome da conivência ???
COM A PALAVRA OS MEGA ADVOGADOS CRIMINALISTAS !!!
Defensores dos "donos do poder"!!!
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
RENSI...aquele petista que usa o cabeçalho com vizeiras e freio sob o comando do partido...o Arlindo Alabrecht...poderia nos explicar como o PT foi a favor da cassação do Color por muito menos é contra a cassação da Dilma com todas as falcatruas e robalheiras!!!!
Poderia explicar também a não manifestação contra as DITADURA venezuelana..já que a Dilma vive falando que é contra a ditadura...Fala Arlindo...a palavra é toda sua...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Fala Arlindo Albrecht...se posiciona...pá de cal não resolve...tem muita gente que fala besteiras..se posiciona errado e depois some...Arlindo acredito que voce com gricurtÔO piquininho do goaiaszinho não é dests estirpe...tadinho..
-
carlo meloni
sao paulo - SP
O TEMPO DEVE SER PRIMO DE DEUS, POIS SEMPRE EXISTIU E SEMPRE EXISTIRA', E' INVISIVEL MAS SABEMOS QUE EXISTE-----POIS BEM O TEMPO NOS' TROUXE O PRESENTE DE VER OS PETISTA FAZENDO BOBAGENS A TODA HORA ASSUMINDO ATITUDES RIDICULAS E COMICAS ------ESPERO QUE O POVO BRASILEIRO NAO ESQUEÇA RAPIDO ESSA PARTE DA NOSSA HISTORIA.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
-
Luiz Antonio Lorenzoni Campo Novo do Parecis - MT 29/11/2015 16:38
Ao invés de deixarmos nos emprenhar pelo ouvido, pensemos um pouco..., ou melhor, vamos pôr para funcionar pelo menos dois neurônios... Se a atmosfera é composta por 78,09% de nitrogênio; 20,95% por oxigênio; 0,035% por dióxido de carbono; 0,00015% de metano e 0,925% de outros gases (hélio, CO, N20, NH3, NO2), como 0,03515% (CO2+CH4) podem ter tamanho impacto???!!!.. Mais: Na contabilidade total, segundo os entendidos, são emitidos 200 bilhões de toneladas/ano de CO2, donde as emissões humanas, considerando todas as ações produtivas, diretas e indiretas (queimadas, industriais, automóveis, lixões urbanos, flatulências bovinas e humanas, foguetórios, arrozais, etc.) representam 6 bilhões de toneladas/ano ou 3% do total de CO2. Sim, 97% das emissões de CO2 são provenientes da natureza (algas oceânicas, vulcões, matéria orgânica, etc.) e sem ingerência do homem. Se as metas da COP 21 é reduzir as emissões (algo como 20% das antropogênicas) para limitar até 2030 um aumento na ordem de 2,7 graus Celsius, representando 1,2 bilhões de toneladas de CO2/ano ou 0,6% dos 200 bilhões, como a redução de 0,6% de GEEs poderia ter tal impacto???!! Qual a lógica nisso?
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Caro Luiz Antonio...em Campo Novo tem um filho de um grande amigo que tem lavoura por aí Celso MInozzo....mas voltando ao seu assunto os especialistas são assim...não sabem a diferença de coco da bahia..de cocô da baia...incluso aí os especialistas em ferrugem...em nematóides...falam abobrinha pra dedéu mas não são capazes de fazer ou questionar os números que voce apresenta e te dou mais um exemplo...veja o caso da barragem de Mariana..claro que não concordo com caso mas veja a atuação da mídia e das lideranças...
1) O esgoto no Rio de Janeiro(cocô mesmo....) 80% vai direto ao mar...o desastre de Mariana é fichinha a sua poluição....peranto o RIO durante anos..
2)O rio Tiete em SPO...esgoro a céu aberto a quanto anos..e quem polui mais o TIETE ou o desastre de Mariana...claro que é o TIETE...ENTÃO A midia ENFEITA O PAVÃO ONDE INTERESSA...E NOS ENGOLIMOS...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Muito bom comentário Luiz Antonio, não podemos ficar a mercê desses picaretas, que ficam torrando dinheiro para conversar fiado. Precisamos nos opor e contestar cada vez mais, essas "lideranças" que vivem de engodo e mentiras. Essa gente precisa ser tirada dos postos de comando, sem possibilidade alguma de retornarem.
-
Charles Giese
Marechal Cândido Rondon - PR
Acho que o "NEGÓCIO" do clima promete render muito nos próximos anos, por isso tanto investimento.... Quando nao existe problema, inventa-se um para justificar o trabalho!!
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Caro Charles...parabéns por sua colocação...os jornalistas papagaios viram especialistas em clima..ferrugem...safras..só no gogó...lembras do inicio do plantio da safra americana..chuvas e dele FOFOCA...as perdas vão ser grandes e ainda tem elninho na colheita...RESULTADO..safra RÉCORD nos USA..e no Brasil salvo fato novo e não contando a safrinha de milho a safra de soja será igual ou maior que a anterior...mas os papagaios falam..falam...e falam..
-
carlo meloni
sao paulo - SP
LUIZ ANTONIO DIZEM QUE O CO2 E' MAIS LEVE QUE O AR, ALIAS QUANDO SE ABRE UM ESPUMANTE ESSAS BORBULHAS FOGEM RAPIDAMENTE-----COMO DISSEMOS POR SER MAIS LEVE FORMA UMA CAMADA NA ESTRATOSFERA E ESSA CAMADA FORMA UMA **TAMPA** QUE NAO DEIXA O
CALOR REFLUIR PARA O ESPAÇO SIDERAL NO PERIODO DA NOITE----ESTE
EFEITO CHAMA-SE EFEITO ESTUFA GERADO POR ESSA PELICULA DE CO2---
SE TEM 195 CHEFES DE ESTADO SE REUNINDO FICA DIFICIL ACHAR QUE SE TRATA DE UMA BRINCADEIRA.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
TODA ESSA CELEUMA EXISTE PORQUE OS AMBIENTALISTAS BRASILEIROS SAO MALDOSOS MAL INTENCIONADOS E VIGARISTAS COMO MARINA SILVA
QUE JOGA A CULPA NO AGRICULTOR BRASILEIRO----ELA RECEBE DINHEIRO DOS KLABINS E DA NATURA----NA VERDADE O AGRICULTOR E' UM HEROI
PORQUE UM HECTARE DE SOJA ABSORVE MUITO MAIS CO2 QUE UM
HECTARE DE FLORESTA SECUNDARIA E 20 VEZES MAIS QUE UM HECTARE DE FLORESTA ADULTA--
-
carlo meloni
sao paulo - SP
MARINA SILVA TEM O RANÇO DO PT , SAO PESSOAS DE INTELIGENCIA
MUITO LIMITADA
-
carlo meloni
sao paulo - SP
O FERVOR DE MARINA VEM DE CONVIVENCIA RELIGIOSA E OS RELIGIOSOS NAO CONSEGUEM ENTENDER QUE O MUNDO ESTA' A DISPOSIÇAO DE TODOS E CABE A CADA HUM ABOCANHAR A SUA FATIA--COMO OS RELIGIOSOS PREGAM QUE SOMOS TODOS IGUAIS NAO CONSEGEM ENTENDER QUE ALGUEM MAIS ESFORÇADO SE SOBRESSAIA SOBRE OS
DEMAIS-----REUNEM OS VAGABUNDINHOS PINGUÇOS E CRIAM O ODIO DE CLASSE EM CONTRAPONTO A PROPRIA FILOSOFIA DE JESUS CRISTO---
-
Luiz Antonio Lorenzoni
Campo Novo do Parecis - MT
Carlos Meloni, o CO2 é o gás da vida, vital para o crescimento das plantas (fotossíntese) e quanto maior sua concentração, maior o crescimento vegetal. 97% do fluxo são naturais e provenientes dos mares, vegetação e solo. E ele não controla a temperatura, muito pelo contrário o aumento da temperatura é que força o aumento do CO2 na atmosfera. A concentração do CO2 na atmosfera é influenciado basicamente pela temperatura dos oceanos. Se a temperatura do oceano aumenta, aumenta a liberação de CO2. É o mesmo processo das bebidas gaseificadas, se a temperatura da bebida aumenta, ela expulsa o CO2 e fica sem gás.
Quanto aos 195 chefes de Estados, eles são políticos assim como o IPCC e estão no centro de uma coalizão de poderosos interesses particulares. E cá para nós, já dizia o Nelson Rodrigues que toda a unanimidade é burra...
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Luiz Antonio na sua explicaçao nao consegui entender o tao divulgado EFEITO ESTUFA ----Eu tenho interesse em conhecer a sua versao.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Eu encontrei dados diferentes dos seus----Gases estufas sao compostos por 55% oxido e monoxido de carbono, 21% de CFC, 17% de metano,7% de oxido
nitroso----Se esse total chega a 3% de toda a atmosfera realmente fica dificil de
aceitar que sao a causa do aquecimento global----Porem o calor gerado pelo
homem ( carros-queimadas-caldeiras etc) nao esta' na forma irradiante por esse
motivo nao escapa da terra.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Luiz Antonio o assunto e' tao controverso que nao tem fim---Se a mediçao for feita na China e' uma coisa na Amazonia e' outra.---
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
-
Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR 29/11/2015 09:26
Caros amigos do NA, atentem-se para mais uma golpe contra a agricultura brasileira gestada nas "organizações sociais" lulopetistas bolivarianas: PRONARA (Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos). mais um delírio desses protocomunistas:http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-mais-saud%C3%A1vel-e-sem-agrot%C3%B3xico.http://www.mst.org.br/2015/11/23/movimentos-assinam-manifesto-pela-aprovacao-do-programa-de-reducao-de-agrotoxicos.html
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Luiz Alfredo, com essa elite, com as mesmas pessoas nos cargos de decisão e comando, o Brasil não tem como dar certo. Li agora a pouco no site da Abiove, sobre uma viagem à Europa, encabeçada pelo ministério do meio ambiente, Famato, Aprosoja, com participação do Banco do Brasil, da Abiove e da Anec, e dizem eles, a sociedade civil. Os programas abordados na tal viagem foram um negócio chamado soja plus, e outro chamado moratória da soja. Basicamente foram pedir dinheiro para impedir de forma definitiva que se desmate novas áreas para uso agropecuário, intensificando a fiscalização para que todas as áreas a desmatadas a partir de 2008, não recebam financiamento para nenhum tipo de atividade agropecuária, a não ser as determinadas pela União Européia. Os representantes do lobby ambientalista, ONGs estrangeiras, tem o apoio de nossas ilustres lideranças. A partir de agora, o produtor que desmatar será um criminoso, que está prejudicando o comércio de soja com Europeus.
-
Marcelo Luiz
Campina da Lagoa - PR
Mande uma banana pro europeus. Não precisamos deles. A China compra toda a soja do Brasil e da Argentina. Os europeus que comam mandioca .
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Caro Marcelo Luiz, perigoso afirmar: "NÃO PRECISAMOS DELES". Não?
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Cácio, a exportação de farelo do Brasil é, se não me engano, 5 bilhões de dólares, o total. Vale a pena, se submeter às exigências da União Européia, não desmatar o Pará, a Amazônia, por isso? E ainda enfiar goela abaixo dos produtores, CAR, Código Florestal? A Aprosoja, Famato, estão indo até a Europa para conseguir dinheiro, financiando ações que vão dificultar ao máximo, a idéia da Abiove é impedir, a abertura de novas áreas no bioma Amazonia. Concordo com o Marcelo, que vão plantar batatas. O link está aqui: http://www.abiove.org.br/site/_FILES/Portugues/18112015-134049-18_11_2015_informativo_133_-_resultados_road_show.pdf
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Caro Rodrigo, concordo com os argumentos alinhados. Só acho perigoso "RADICALIZAR". Podemos precisar dos outros... mais dia,... menos dia!! Abraço.
-
carlo meloni
sao paulo - SP
Como pode a Uniao Europeia impor regras de desmatamento se eles desmataram a Europa inteira. ---Havia imensas florestas de carvalhos cujas castanhas serviam para a criaçao dos porcos.-----
-
carlo meloni
sao paulo - SP
hoje metade da calefaçao europeia na estaçao invernal e' feita queimando madeira ----A Russia e o Canada' possuem florestas de pinheiros cinco vezes o tamanho da floresta amazonica e cortam madeira sem parar. Ninguem diz nada.
.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 29/11/2015 07:58
He! He! (risos). O inicio do texto, de imediato emprega a arte da hermenêutica, a arte de interpretar os signos.
Segundo a filosofia, a hermenêutica aborda duas vertentes: a epistemológica, com a interpretação de textos e a ontológica, que remete para a interpretação de uma realidade.
Analisando ontologicamente nossa história recente, surge algumas dúvidas para onde estamos sendo conduzidos.
Nos anos 70 do século passado, estávamos surfando no bordão governamental do "milagre brasileiro" e, a população no País era de 90 milhões de habitantes.
Durante a década de 90, ouvimos muito dos "tigres asiáticos", o mundo "globalizou-se" e, nosso objetivo "único" é produzir commodities. Diante dessa "realidade ilusória", que nossa zelite dominante nos faz acreditar, fica a pergunta que não quer calar:
QUAL SER HUMANO QUE CONSOME COMMODITIES ???
Sim, pois commodity é a soja, milho, arroz, trigo, algodão e, os minérios em seu estado bruto. São matérias primas que deverão sofrer industrialização, para se tornarem produtos de consumo.
Você não consome soja, consome óleo de soja, proteína animal, cujo farelo de soja, um subproduto da industrialização, serviu de alimento. O trigo não é consumido em grão, sua farinha e derivados é que são consumidos. Você não veste algodão, mas a sua fibra, após sofrer vários graus de industrialização.
Enfim, para que a indústria seja competitiva globalmente, necessita-se o desenvolvimento da ciência e, para desenvolver a ciência é necessária uma educação de excelência.
Mas, nesse BraZil, a "exelência" se restringe só nos ambientes das Assembleias dos Deputados e no Senado Federal. Nesse ambiente ela é muito usada: Vossa Excelência pra cá, Vossa Excelência pra lá.
Até quando vamos ser "conduzidos" por um bando de "EXELÊNCIAS BANDIDOS"???
Vejam que nos últimos anos o nível de industrialização no País foi decrescente e, na hora que "as luzes se acendem", nos deparamos com desemprego crescente, mas vocês esperavam O QUÊ???
ACHO QUE VOU CONSUMIR SÓ ESTÓRIAS TIPO "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS" !!!
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Fala Arlindo Albrecht...olhe a matéria acima...mas fale..se posicione...tudo gente boa..tudo amigo do PT e do Lula...e o país mais quebrado que arroz de terceira.... e o tal milagre que voce propagava e eu te questionava...lembra...como dizia minha vó...nem o liberato cura mais!!!!!!
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 29/11/2015 06:26
Qual o verdadeiro efeito do dólar, sobre o custo de produção de grãos? Comecei a pensar nisso depois de ver no site da Secex, que a China levou o equivalente à metade da produção de soja do RGS, a mais, 7 milhões de toneladas, em 2015, com o mesmo valor que desembolsou ano passado, 2014, em dólares. Com o dólar mais forte, dirão alguns, recebemos mais reais. Só que com esses reais, compra-se 10% menos dos produtos que compõem o indice de inflação, e mais ou menos 33% menos, dos produtos que tem seus preços atrelados ao dólar, todas a multinacionais que investem dólares aqui, e tem que levar esses dólares, mais o lucro, de volta para seus paises de origem. Nisso tudo, consigo enxergar apenas o efeito perverso disso, que é a ilusão de que tudo está bem. Com a desvalorização, o governo criou expectativas que fizeram com que os produtores brasileiros tendam a aumentar a produção, em um momento em que os preços estão descendo a ladeira. No fundo do poço, tem porão. De onde vieram esses reais que "garantiram" a renda do produtor? O governo tirou da cartola? Ou tirou da maioria dos brasileiros que são assalariados? O raciocinio é simples, o Chinês chega aqui com os dólares e compra reais para pagar os produtores, de onde vem esses reais?
-
Bertholdo Fernando Ullmann
Patos de Minas - MG
Um país, pra ter moeda forte, precisa ter na economia, o mínimo de governo possível. O sucesso do plano real(enquanto durou), teve um grande aliado, que foi o Dólar. O Dólar se desvalorizou nesse período, principalmente do governo Lula(esse artigo mostra isso: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2190). Nós produtores, ganhamos nesse momento com a desvalorização do Real, porque nossos custos de produção em Real são de aproximadamente 40% do total e a receita é 100% em Dólar. Na próxima safra, o cuidado com custos vai ser extremo, pois é bem provável que o Real se mantenha, ou valorize um pouco. O grande perdedor dessa desvalorização do Real é o assalariado, pois tem seu poder de compra massacrado. Enfim, esse tema é interminável. Sou a favor de uma moeda forte, mas no Brasil, onde o governo retém 38% do que é gerado ao ano e retorna pouco desse valor com serviços ridículos, jamais vai funcionar.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Bertholdo, hoje ouvi de novo o argumento de que o custo de produção nos EUA é de 11 dólares por buschel, o Liones falava isso direto. Fiz a conta, 24,2 dólares por saca. Os americanos andam colhendo bem, então coloquei uma produtividade de 50 sacas/ha. Deu um custo de 1210 dólares. Fazendo de conta que o custo de produção no Brasil é mais baixo, digamos 1000 dólares, a um cambio de 3,90, dá um total de 3900 reais por ha. Com uma produtividade média de 50 sacas, o custo vai à 78 reais por saca. Não tem nem como conversar, que dirá debater com esses caras. Já vi lavouras com custo de 22 sacas, e produtividade de 46 na média. Mais de 100% de lucro. Então esses cálculos, de analistas e representantes de entidades, servem apenas para enrolar burocrata do governo, visando o não pagamento dos empréstimos, e obtenção de outros. Os produtores eficientes conseguem se manter, mas são prejudicados pelos empresários politicos, e tanto mais, quando ocorrem problemas graves de queda de preços, ou anormalidades climáticas, pois estes últimos, os politicos e ligados aos politicos, por estarem sempre próximos dos burocratas, são os primeiros beneficiados sempre.
-
Bertholdo Fernando Ullmann
Patos de Minas - MG
-
valcir gaiatto Campo Verde - MT 28/11/2015 13:12
Precisamos renovar nossos politicos, colocar sangue novo, cidadaos que sejam patriotas de verdade. O que se percebeu na votação sobre o caso delcidio, salvo poucas exceçoes, poucas mesmo, é que se o cidadão é gente boa, amigável, se relaciona bem com todo mundo, bla bla,bla bla, ele ate pode roubar, formar quadrilha,rse beneficiar do poder e outras coisas mais. Percebe-se que a ética, os bom costumes, dignidade e ser um cidadão correto já não faze parte da conduta e da maneira de conduzir as coisas. Como diz o Boris Casoy, ISSO É UMA VERGONHA, É O FIM DA PICADA.
-
Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 28/11/2015 10:24
O que os EUA e a China estão fazendo efetivamente para reduzir as emissões de CO2, já que são de longe os maiores emissores de poluentes do planeta? Na China, não acredito que está havendo algum tipo de redução em uma economia que cresceu a taxas de 2 dígitos nos últimos anos, baseado principalmente na produção industrial. É só constatar pela qualidade do ar nas maiores cidades industriais daquele país. Os americanos por sua vez descobriram o tal de gás de xisto e tentam vender a idéia de que é menos poluente que o petróleo, mas sabemos que o metano perdido no processo de fratura das rochas para extração desse gás e petróleo é muito pior do que o CO2. Para ser mais exato, o impacto do metano no efeito estufa é cerca de 20 vezes pior que o do gás carbônico. Sem contar que o gás ou o petróleo extraídos dessa forma são combustíveis à base de carbono que vão gerar CO2 tanto quanto qualquer outro hidrocarboneto. Enquanto isso fazem marketing de carros elétricos que não queimam gasolina mas se abastecem de energia proveniente de termoelétricas que queimam o que? Carvão mineral, o mais poluente dos combustíveis. Com a queda do preço do petróleo, a tendência é aumentar ainda mais o consumo de combustíveis fósseis à medida que mais pessoas podem usufruir de confortos como automóvel próprio, ar condicionado, aquecedores, etc. Enquanto isso vão culpando os países em desenvolvimento de não cuidar de suas florestas, desviando a atenção do verdadeiro cano de esgoto e da verdadeira chaminé do mundo que são eles próprios.
Frequentemente ouço afimações de que os "especuladores" causam prejuizos aos produtores. Sem dúvida, produtores podem incorrer em prejuizos, mas por escolhas equivocadas, não por causa da especulação. Quando perde, é o produtor que especulou mal. Especuladores ficam tentando "adivinhar" o preço futuro das mercadorias, para isso, se valem de informações. Com exceção dos grafistas, que operam por tendencias, e não querem nem saber o que está acontecendo no mercado. Mas o mercado pesado, o que realmente determina os preços, tem sua direção determinada pelas informações. Quando o fato consolidado ocorreu, já está precificado. Por que faço essas considerações? Porque quero chegar na origem dessas informações. De onde elas saem? Exemplificando, temos o Cepea, que fornece informações ao mercado internacional de café. Pois é, eu desafio alguém que leia esse comentário, a encontrar no site do Cepea, informações sobre estoques de café no Brasil. Qualquer um que leia os informativos dessa instituição, perceberá que são todos baixistas. Quem são os responsáveis pela elaboração e divulgação desses relatórios? São técnicos ou agentes politicos? Vejam bem, dá para ganhar uma fortuna com a posse dessas informações. E de novo, por que digo isso?, por que não há transparência na divulgação, e com frequência contradizem o senso comum. O que quero dizer é que os produtores não podem estar errados, 100% das vezes, todo o tempo. É possivel, com as informações corretas, limpar até os especuladores. Através da confecção de relatorios baixistas por um longo periodo de tempo, fazendo os agentes de mercado acreditarem que está tudo normal com o café. Quando os estoques estiverem quase no fim, lança um relatório dizendo que acabou o café. Sobe que nem foguete, em dois ou tres dias. Somente quem abrir posições anteriores á essa subida é que aproveitará a alta, deixando os vendidos na poeira. Exemplificarei e escreverei mais sobre isso se houver interesse, entretanto, de toda forma, digo que além de contestar idéias contrárias ao bom desenvolvimento da agropecuária nacional, é preciso saber quem são os controladores das informações, que são distribuidas por instituições públicas, entidades representativas e organizações em geral. O problema não são as organizações, instituições e entidades, nem os especuladores, o problema pode ser as pessoas que controlam o conteúdo e divulgação das informações. Entre elas, as principais divulgadoras, temos: CNA, Aprosoja, Famato, Sindicatos, órgãos de pesquisa, Embrapa, Ministério do meio ambiente, Cepea, IBGE, Conab, e muitas outras... Quem tem o controle sobre as informações?