Mandioquinha-salsa: alternativa para o pequeno agricultor

Publicado em 29/03/2012 07:26
Originária dos Andes, a mandioquinha-salsa é uma hortaliça que se destaca pela rusticidade e alto valor nutricional. É rica em energia (carboidratos e amido), vitaminas do complexo B e vitamina A, além de ser um alimento de fácil digestão. Em termos de mercado, a mandioquinha-salsa pode ser boa alternativa para pequenos agricultores. Este é o tema do Prosa Rural desta semana que tem a participação do pesquisador da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), Nuno Madeira, e do produtor rural, Leoberto Fischer.

A mandioquinha-salsa recebe diferentes denominações, conforme a região brasileira. Em algumas lugares de Minas Gerais, por exemplo, é chamada de batata-baroa. Já no estado de São Paulo e Sul de Minas é mandioquinha e mais para o sul do país, recebe a denominação de batata-sala.

Segundo Nuno Madeira, o mercado para esta hortaliça é amplo nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste e a cultura é compensatória, uma vez que a produção muitas vezes não atende a demanda. A produção pode ainda ser comercializada para a indústria de processamento, servindo como matéria-prima para sopas, cremes, pré-cozidos, alimentos infantis (“papinhas”), fritas fatiadas ("chips") e "purês".

“Comparativamente a outras hortaliças, a gente percebe que o cultivo de mandioquinha-salsa é bem mais rústico, demanda muito menos insumos. O custo de produção é relativamente baixo e o preço no mercado é bom, por ser a hortaliça ainda pouco encontrada no mercado”, destaca Nuno Madeira durante sua participação no Prosa Rural.

Em 1998, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) lançou a cultivar Amarela de Senador Amaral, que rapidamente se difundiu em regiões de Minas Gerais, São Paulo e no Sul do país, onde é cultivada principalmente por pequenos agricultores. Em 2011, a Embrapa, em conjunto com os órgãos de extensão rural, criou bancos de mudas de mandioquinha-salsa de alta qualidade em Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O objetivo é garantir a viabilidade da cultura, que tem apresentado quedas de produção em virtude da utilização de material de propagação de baixa qualidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário