Plano Safra terá juro menor ao produtor

Publicado em 05/06/2012 09:59
Corte deve ser de 0,5 ponto na taxa hoje congelada em 6,75% ao ano
Após a sétima queda consecutiva na taxa básica de juros no país, o Plano Safra 2012/13 reduzirá em pelo menos, meio ponto percentual o juro do crédito da agricultura empresarial, de 6,75% ao ano. O pleito da Farsul(Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul),contudo, é que a taxa seja reduzida para um percentualentre 5% e 5,5%. De acordo com o presidente da Comissão de Crédito Rural da Farsul, Elmar Konrad,a medida seria coerente para superar o baque da seca.

Segundo o secretário-executivo do ministério, José Carlos Vaz,os pleitos estão em negociação há mais de 30 dias com o Banco Central e o Ministério da Fazenda, e haverá incremento nos R$ 107,2 bilhões disponibilizados em 2011 para custeio e investimento.Consta ainda revisão de preços mínimos e da verba para seguro rural. "O Plano Safra será melhor que o que está em curso",revela.

Para Antônio da Luz, economista da Farsul, é preciso menos conservadorismo. Ele lembra que a Selic caiu 30% nos últimos dois anos. "Se o governo acredita que a inflação está sob controle e aposta no Brasil, o corte poderia ser um pouco mais agressivo." 

O anúncio da baixa dos juros no Plano Safra deve ser feito ainda este mês pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, em Brasília. 

Hoje, o menor juro para o setor é o do Programa Agricultura de Baixo Carbono, de 5,5%. 

Com informações do Correio do Povo
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário