Participantes da Rio+20 poderão conhecer sistema integrado de produção orgânica

Publicado em 11/06/2012 07:10
O público que estiver no Rio de Janeiro para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) poderá conhecer um sistema integrado de produção orgânica. A Fazendinha Agroecológica Km 47, onde são realizadas pesquisas em ciências agrárias, vai abrir as portas aos participantes do evento da ONU entre os dias 18 e 22 deste mês.

Localizado no município de Seropédica, a cerca de 60 quilômetros do centro do Rio, o projeto é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro-Rio).

De acordo com Ednaldo Araújo, pesquisador da Embrapa e membro do Comitê Gestor da Fazendinha, a iniciativa é inovadora porque além de viabilizar o desenvolvimento científico de práticas orgânicas na lavoura e na pecuária de forma integrada, também proporciona a transferência de tecnologia.

“Não se trata de um campo experimental comum, porque aqui há todo um sistema integrado em funcionamento e não apenas um experimento isolado. Na fazendinha, os visitantes podem ver como é feito o manejo dos bovinos de acordo com a legislação de agricultura orgânica e a produção intensiva de hortaliças, baseada na diversificação e no manejo sustentável, com informações inclusive sobre todos os custos de produção”, explicou.

O pesquisador ressaltou que. pela integração entre lavoura e pecuária, o rebanho produz leite orgânico e as fezes geradas são utilizadas na compostagem, que fornece substratos para produção de mudas empregadas no cultivo das hortaliças.

“Além disso, apresentaremos aos visitantes a tecnologia de fixação biológica de nitrogênio, que é um nutriente essencial ao desenvolvimento das plantas. A obtenção pelo sistema convencional é feita por meio de fonte sintética, que utiliza combustível fóssil para a sua fabricação. Na agricultura orgânica, usamos uma bactéria que é capaz de retirar o nitrogênio presente no ar”, explicou.

Os visitantes também terão acesso ao uso de energia renovável para irrigação na propriedade, que conta com painel de energia solar e catavento para geração de energia eólica.

A Fazendinha Agroecológica Km 47, em funcionamento desde 1993, ocupa área de 60 hectares e recebe 1,2 mil visitas por ano. No local, são oferecidos treinamentos e capacitação em ciências agrárias a estudantes, professores, pesquisadores e agricultores do Brasil e de outros países.

Nos cinco dias de visitação, durante a Rio+20, um ônibus será disponibilizado pelo Ministério da Agricultura para levar os visitantes ao projeto. Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para [email protected] com as seguintes informações: nome, profissão, instituição a que está ligado e telefone. Outras informações podem ser obtidas no número (21) 3441-1538.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário