Café pode ter o intervalo mais longo de baixas desde 1972, com previsão de safra cheia no Brasil

Publicado em 29/10/2013 14:11

As cotações do café no mercado seguem para seu pior momento em mais de quatro décadas, com as previsões de uma safra cheia no Brasil, o maior produtor mundial. De acordo com a Bloomberg, se as cotações caírem novamente hoje, será a 11a queda consecutiva e o mais longo intervalo de baixas desde 1972. 

O registro de chuvas nesta semana reforçam as expectativas de um clima úmido e favorável para a cultura. Na Colômbia, segundo maior produtor, a umidade do solo também favorece o desenvolvimento das lavouras. 

A Somar Meteorologia, baseada em São Paulo, confirma que o Brasil deverá colher uma safra recorde em 2014. A Federação de Produtores de Café da Colômbia prevê que esta será a maior safra desde 2007. A produção global de café deverá exceder a demanda pela quarta safra consecutiva, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

A oferta excedente está ajudando a cortar os custos das multinacionais Starbucks e Kraft Foods Group, enquanto as cotações do café já caíram 25% em 2013.

”As floradas nas lavouras brasileiras estão fazendo com que os investidores acreditem que haverá uma produção maior que a esperada”, afirmou James Cordier, da consultoria Opitonsellers.com, na Flórida, EUA. “O país ainda tem muito café estocado do ano passado e precisam tirá-lo de lá para abrir espaço para a nova safra. A produção colombiana também está muito grande”.

O café Arábica para entrega em dezembro caiu 0,1%, para US$ 1,074 a libra peso, hoje às 10h03 na Bolsa de Nova Iorque, depois de atingir US$ 1,066, o valor mais baixo desde março de 2009.

Excedente global
A produção global de café, que inclui o Robusta, variedade que representa 41% da oferta, deve exceder a demanda em 4,46 milhões de sacas na safra de 2013-14. No ano passado, o excedente foi de 10 milhões de sacas, de acordo com o USDA.   

Informações: Bloomberg.com

Tradução: Fernanda Bellei 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Marcio de Oliveira e Silva Carmo do Paranaíba - MG

    ENGRAÇADO COMO OS GURUS(ANALISTAS)SÓ APARECEM DEPOIS DA TRAGÉDIA

    A quem interessa esta baixa? Quem está vendido e não tem café, agora inundam a mídia com notícias mais baixistas e os produtores que desesperarem façam o seu jogo(dos vendidos),ou sejam vendam no fundo do poço e estes especuladores lucrem mais,porque quando café estava com preços melhores estes GURUS calaram, acorda cafeicultor isto é um jogo de cartas marcadas e fácil de jogar para quem não produz pois estes acompanham o movimento dos cafeicultores e ai jogam : quando o produtor ficar sem estoque jogam de jeito e vice e versa;LEMBREM PRODUTORES OS VENDIDOS SÓ AUMENTAM O LUCRO COM MAIS VENDAS E QUANDO CHEGAR A HORA DA ENTREGA SÓ REALIZAM SE OS COMPRADOS ENTREGAREM SE NÃO PODE HAVER RECOMPRA E ESTA CHEGANDO A HORA, PORQUE SERÁ QUE ESTÃO INUNDANDO OS NOTICIÁRIOS COM MAIS BAIXAS? COM UM SÓ PROPOSITO: ELES COMPRAREM.

    0
  • Mauro de M. P. Silva Heliodora - MG

    safra recorde mas produtor sem dinheiro para colher,essa eu quero ver.

    0
  • Lucas Costa Moterani Machado - MG

    Ja que o governo ta pouco ligando o que os produtores devem fazer é:

    1- Guardar seu café.

    2- Esqueletar 50% de seu cafezal agora, e 50% ano que vem.

    3- Estimular a informação e união e o poder de barganha entre os produtores de café.

    ou

    Abandonar de vez a produção de café e seguir para culturas mais rentáveis.

    0