Frio deve bater recorde no Centro-Oeste e Sul do país; neve chegou ao RS
Uma intensa onda de frio está prevista para o início desta semana em toda a Região Centro-Oeste, com potencial para causar queda acentuada de temperatura. De acordo com estimativas do Climatempo, o frio deve bater recordes.
O ar polar começou a atingir Mato Grosso do Sul na tarde de domingo (21). O vento de moderado a forte na tarde e noite do domingo vai aumentar a sensação do frio. Na terça-feira (23), o ar polar se espalha sobre o Centro-Oeste e causa queda da temperatura em Brasília e no norte de Mato Grosso.
A massa de ar polar vai atuar com força sobre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul devendo causar geada. A previsão é que a geada ocorra nos dias 23 e 24 de julho. A partir do dia 25 de julho, a temperatura terá rápida elevação com o afastamento do ar polar intenso.
Na Região Sudeste, a tendência é temperatura amena, com sol entre nebulosidade variável no leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. Já em São Paulo, a previsão é frio e seca para os próximos dias. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde, a cidade poderá ter períodos em situação de atenção, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30%.
Na Região Sul, a situação é a de alerta para chuva, ventos fortes e acentuada queda da temperatura. As rajadas de vento podem superar os 100 quilômetros por hora. Há possibilidade de nevar entre a noite de hoje e a noite de amanhã.
De acordo com estimativas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a Região Norte terá pancadas de chuva isoladas, com predomínio de sol e temperatura estável. No Nordeste, previsão de chuva no litoral. As demais áreas da região devem ter sol entre nebulosidade variável, com a temperatura também estável.
No G1 RS:
Neve chega e mínima fica abaixo de 0°C em São José dos Ausentes/RS
Para confirmar as previsões, a neve chegou a São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, por volta das 4h desta segunda-feira (22), acompanhada de uma temperatura congelante de -0,3°C, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os flocos se acumularam em cima dos carros e se intensificaram com o passar das horas, com a temperatura caindo para -0,6°C por volta das 8h.
A expectativa é de que o fenômeno persista durante as primeiras horas da manhã. Às 6h, o termômetro de rua da cidade marcava quase -1°C. A neve chegou a se acumular nas roupas de moradores e visitantes e nos veículos estacionados nas ruas. Os flocos demoraram para derreter, o que descarta a possibilidade de ser chuva congelada. Nestas circunstâncias, o gelo cai e se transforma em estado líquido rapidamente.
Leia a notícia na íntegra no site do G1 RS.
Semana começa com tempo firme e temperaturas próximas a 0ºC no RS
A semana deve começar com tempo firme e temperaturas próximas a 0ºC no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (22), os termômetros devem variar entre -2ºC e 11ºC no estado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Sobre as regiões Sul e Oeste, onde o tempo vai estar mais aberto, há previsão para geadas mais amplas.
Na Serra do estado, o tempo permanece instável e segue a condição para ocorrência de neve durante a madrugada e na noite deste segunda. Em Vacaria, as temperaturas variam entre -1ºC e 5ºC, enquanto em Quaraí elas devem ficar entre -2ºC e 7ºC. Ao longo do dia, segundo os meteorologistas, mesmo com o sol aparecendo na maior parte do Rio Grande do Sul, as máximas serão ainda mais baixas que nos últimos dias.
Leia a notícia na íntegra no site do G1 RS.
0 comentário

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (11) para todo o Brasil

Tempo seco em boa parte do Brasil já acende alerta para baixa umidade relativa do ar

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (10) para todo o Brasil

Ausência de chuvas e baixa umidade predominam sobre o Brasil, aponta Inmet

Temperaturas baixas persistem no sul e sudeste e defesa civil alerta para a possibilidade de nevoeiro

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (9) para todo o Brasil