Clima: Chuvas se concentram no Centro-Norte do Brasil nos próximos dias; Sul volta a ter tempo estável

Publicado em 15/12/2017 10:38

LOGO nalogo

Os próximos dias serão de chuvas concentradas mais sobre a faixa Centro-Norte do Brasil, inclusive, com previsão de temporais nesta sexta-feira (15) nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Maranhão e Bahia, segundo o CPTEC/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). No Sul do país, o tempo volta a ficar mais firme.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (16/12 a 18/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (16/12 a 18/12) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O verão começa oficialmente na quinta-feira (21), mas o clima já mostra mudanças nesse fim de primavera. Na transição, a Climatempo destaca que as instabilidades vão diminuir bastante em quase todo o país, mas isso não quer dizer que as chuvas vão parar. Ainda poderão ser registradas pancadas e temporais. A diferença é que o sol vai aparecer mais força nos próximos dias.

Depois de chuvas ontem (14), mapas climáticos mostram que o tempo volta a ficar mais firme na região Sul do Brasil nesta sexta-feira, com previsão de altas temperaturas. No entanto, em entrevista ao Notícias Agrícolas, Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, afirma que há a chegada de uma nova frente fria para a região no final de semana.

No próximo dia 17, uma nova formação de frente fria e, consequentemente, de um novo canal de umidade, que irá provocar chuvas intensas para o Sul. Essa região do país também irá experimentar temperaturas intensas, entre 34°C a 36°C, o que faz com que as chuvas possam vir acompanhadas de tempestades de verão.

Veja mais:
» Inmet: Clima muda e chuvas voltam ao Sul do país na próxima semana. Oeste da BA, Norte de Minas e ES ficam mais secos

Veja o mapa de precipitação acumulado dos últimos cinco dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulado dos últimos cinco dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

NOAA eleva probabilidade de La Niña

O Centro de Previsões Climáticas dos EUA, do NOAA (Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) atualizou, na quinta-feira (14), a probabilidade de ocorrência do La Niña para algo acima de 80%. Segundo informações do instituto, o fenômeno ganhou bastante força no último mês, como mostram as temperaturas das águas do Pacífico.

Confirmadas essas previsões, as temperaturas nos EUA deverão ficar ainda mais baixas, enquanto as chuvas em partes da América do Sul poderiam se mostrar mais escassas, principalmente no Sul do Brasil e na Argentina. Há especialistas argentinos, inclusive, intensificando a ameaça que o La Niña é para a safra do país.

Leia mais:
» Clima: NOAA vê probabilidade de La Niña acima de 80%

Veja as previsões da Climatempo para o último fim de semana da primavera:

Região Sul

Sábado com sol forte por várias horas e algumas pancadas de chuva à tarde e à noite no Sul do Brasil. Não deve chover no Rio Grande do Sul. Sol e tempo seco também na serra e no sul de Santa Catarina e na Grande Florianópolis. Dá para curtir a praia e a piscina em todos os estados. No domingo, 17 de dezembro, a chegada de uma frente fria e o calor faz com que mais nuvens cresçam por toda a Região e provoquem pancadas de chuva à tarde e à noite. A chance de chover no domingo é maior do que no sábado e o risco de temporal também é maior.

Região Sudeste

O sábado será com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite por quase toda a Região. Pode chover com moderada a forte intensidade, mas a chuva não se prolonga por muitas horas. Há risco de raios. A chance de chuva é baixa no litoral paulista, mas o céu fica com muitas nuvens especialmente de manhã. As praias de São Paulo terão mais com mormaço do que sol. Já no litoral do Rio e do Espírito Santo, o sol aparece forte, mas tem as pancadas de chuva no fim da tarde.

Todo o Sudeste terá calor e várias horas com sol forte no último domingo da primavera. Dia com sol forte nas praias logo de manhã. As pancadas de chuva ocorrem especialmente o fim da tarde ou à noite. Pode até chover forte, mas a chuva não dura muito tempo. Há risco de raios. Atenção em São Paulo! O risco de temporais aumenta com a chegada de uma frente fria.

Em Minas Gerais, depois de toda a chuva das últimas semanas, as cachoeiras certamente estão com quedas fortes e os rios bem cheios. Então, cuidado para não exagerar e se colocar em situações de risco.

Região Centro-Oeste

Não tem praia no Centro-oeste, mas dá para curtir muita piscina, cachoeira e banho de rio no fim de semana. A nebulosidade diminui em relação aos últimos dias sobre Goiás, na maior parte de Mato Grosso e no Distrito Federal. O sol aparece forte já no sábado em toda a Região e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Mas Goiânia e Brasília podem ter um pouco de chuva já pela manhã. Há risco de chuva moderada a forte e de raios em todas as áreas.

Domingo com sol, calorão e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite por todo o Centro-Oeste. Tem risco de chuva forte. O norte de Mato Grosso tem chuva também pela manhã. As condições para chuva aumentam em Mato Grosso do Sul por influência de uma frente fria que estará avançando pelo litoral da Região Sul.

Região Nordeste

O sábado será com sol forte em praticamente todo o Nordeste. Só há previsão de chuva com raios sobre o Maranhão e na faixa oeste do Piauí, incluindo Teresina. A chuva ocorre a partir da tarde e pode ser forte. Todo o litoral da Região terá várias horas com sol, mas pode chover rapidamente desde o litoral de Pernambuco até o sul da Bahia.

Já no domingo, as condições para chuva aumentam de forma geral sobre o Nordeste. Não deve chover no oeste da Bahia, no Ceará, no sertão da Paraíba e nem no interior e no litoral norte do Rio Grande do Norte. O sol já não vai aparecer com força nas praias do litoral leste. A previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva do sul da Bahia até Pernambuco.

Região Norte

O tempo fica mais instável na Região Norte no último fim de semana da primavera. Isto quer dizer mais nuvens carregadas e pancadas de chuva frequentes por quase toda a Região. O sol forte e o tempo seco predominam só em Roraima. A chance de chuva é baixa neste estado tanto no sábado como no domingo. Nos demais estados, as pancadas de chuva podem ser fortes e ocorrem especialmente à tarde e à noite.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário