Tempo: Com altas temperaturas e sem chuvas, RS tem danos em lavouras da safra de verão

Publicado em 09/02/2018 10:47

LOGO nalogo

As chuvas sobre a região Sul do Brasil têm sido escassas nos últimos dias e o calor aumentou bastante. No entanto, segundo a Climatempo, instabilidades devem voltar para todos os estados durante o Carnaval com duas frentes frias. Essas condições adversas recentes já têm prejudicado o desenvolvimento das lavouras da primeira safra (Veja imagens abaixo).

Segundo dados levantados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), das dez cidades com valores extremos de temperatura máxima ontem (8), nove municípios são do Rio Grande do Sul, um dos maiores estados produtores de grãos do Brasil. Várias cidades no sul do RS iniciaram o ano em situação de emergência por causa da estiagem.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/02 a 12/02) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/02 a 12/02) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja imagens das lavouras de soja afetadas pela seca em Canguçu (RS):

Lavouras de soja afetadas pela seca em Canguçu (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Lavouras de soja afetadas pela seca em Canguçu (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Lavouras de soja afetadas pela seca em Canguçu (RS) - Foto: Reprodução/Redes SociaisLavouras de soja afetadas pela seca em Canguçu (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Lavouras de soja afetadas pela seca em Canguçu (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Lavouras de soja afetadas pela seca em Canguçu (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Veja imagens das lavouras de soja afetadas pela seca em Bagé (RS):

Thiago Alesio Soja Thiago Alesio Soja Thiago Alesio Soja

Na quinta-feira (8), segundo o Inmet, a cidade de Rio Pardo (RS) teve máxima de 36°C, Campo Bom (RS) registrou 35,9°C, já Quarai (RS) e Bagé (RS) anotaram 35,8°C, São Luiz Gonzaga (RS) teve máxima de 35,5°C. Teutonia (RS), Uruguaiana (RS) e Alegrete (RS) registraram 35,4°C, enquanto São Gabriel (RS) teve 35,1°C e Diamante do Norte registrou 35,1°C. Algumas cidades já têm temperatura acima da média histórica em fevereiro.

De acordo com a Climatempo, as chuvas que ocorreram recentemente na região Sul foram isoladas, mas a previsão para os próximos dias é de um cenário melhor. "Durante o carnaval, o tempo vai ficar bastante instável sobre a Região Sul. As pancadas de chuva serão frequentes e pode ser fortes nos três estados. Há previsão de chuva forte também para o Rio Grande do Sul. Confira a previsão para o Sul do Brasil", disse a empresa.

"Nos próximos dias, duas frentes frias avançam pelo litoral da Região Sul e vão ajudar a formar a nuvens carregadas que vão provocar chuva forte nos três estados. A primeira frente fria chega ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e a segunda no domingo. Além disso, a queda da pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina vai colaborar para a formação das áreas de instabilidade", destaca a Climatempo.

Veja o mapa de disponibilidade de água no solo para todo o Brasil:

Mapa de disponibilidade de água no solo para todo o Brasil - Fonte: Agritempo
Fonte: Agritempo

Veja o mapa com a previsão de temperatura máxima para até 72 horas (09/02 a 12/02) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura máxima para até 72 horas (09/02 a 12/02) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Chico Spina Tasso Fragoso - MA

    Xiiiiiiii...censura aqui?........

    1
  • Chico Spina Tasso Fragoso - MA

    Certo...e os "Espertos" da USDA, que sabem tudo, não estão prevendo diminuição da safra de soja porque?...Tem boi na linha, Angu nesse sagu.....muito estranho

    "

    0
  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    A falta de chuvas que se iniciou em dezembro no RS continua causando perdas na agricultura, principalmente na soja..., as chuvas muito irregulares devem voltar nesse final de semana, mas os prejuízos já podem ser contabilizados..., a safra com certeza será menor que a do ano passado na região Norte e central do estado, mas será menor na campanha e região sul do estado, onde tem áreas que inclusive já foram abandonada devido a falta de chuva.

    2