Tempo: Próximos dias serão de muita chuva sobre o Sul; alerta de tempestade em todo o RS e partes de SC e PR nesta 5ª

Publicado em 09/05/2019 11:23

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (09) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (09) - Fonte: Inmet

As chuvas voltam com força neste final da semana sobre áreas da região Sul do Brasil. Durante esta quinta-feira (09), todo o Rio Grande do Sul e áreas de Paraná e Santa Catarina tem alerta de perigo com tempestades acompanhadas por ventos e chances de granizo. Nos próximos dias, as precipitações tomam outros estados da região.

"As nuvens de chuva voltam a se espalhar pelo Sul do Brasil estimuladas por uma mudança na circulação dos ventos em baixos níveis da atmosfera... A maior preocupação é com as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, onde há risco de chuva forte", disse a Climatempo.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destacou o instituto meteorológico brasileiro para os três estados. O aviso vale para toda esta quinta em todo o estado.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:,

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Oeste Catarinense, Alto Uruguai, Central Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, antecipou ao Notícias Agrícolas a previsão de chuvas consistentes sobre a região Sul do Brasil nos próximos dias. As instabilidades podem aumentar ainda mais no final de semana com a chegada de uma frente fria.

Enquanto chove bastante no Sul, nos próximos quinze dias, a tendência é de tempo mais seco sobre áreas centrais do país. "Nós já observamos uma redução bem significativa das instabilidades sobre grande parte da região Centro-Oeste e Sudeste", disse a meteorologista. As chuvas seguem no Norte do país.

Veja mais:
» Chuvas reduzem na região Central nos próximos quinze dias, frente fria chega ao Sul do país no final de semana

O retorno das chuvas ao Sul nos últimos dias, que agora terá continuidade, favoreceu áreas de milho safrinha do Paraná que chegaram a ficar dois meses sem precipitações volumosas. Na região de Maringá (PR), o desenvolvimento das lavouras foi prejudicado e a quebra chega a 20%.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (10/05 a 12/05) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (10/05 a 12/05) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Após chegar forte ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, nos próximos dias, segundo o modelo Cosmo, as chuvas avançam sobre os outros estados da região Sul do país, podendo chegar até pontos do Mato Grosso do Sul e na divisa com São Paulo. As chuvas podem ser fortes, principalmente no final de semana.

"A população deve se preparar para tempo severo, com chuva intensa, ventania e até queda de granizo no Rio Grande do Sul principalmente na sexta-feira e depois sobre o norte gaúcho, os estados de Santa Catarina e o Paraná no sábado", destacou a Climatempo. Um novo sistema de baixa pressão se forma dando origem a uma grande frente fria.

O modelo GFS confirma o retorno das chuvas fortes sobre a região Sul do Brasil nos próximos dias, começando pelo estado do Rio Grande do Sul, onde estão previstos os maiores volumes. Nos próximos dias, o modelo estrangeiro também aponta a persistência das chuvas sobre áreas do Norte do país.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS para os próximos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet Mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet Mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: COLA

O mapa de precipitação acumulada do Inmet aponta que nas últimas 24 horas as chuvas mais volumosas se localizaram sobre o Norte do país, pontos do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Nas primeiras horas desta quinta-feira, cidades do Sul já registraram acumulados expressivos. Os três maiores no país ocorrem em Dionísio Cerqueira (SC): 88,0 mm, Planalto (PR): 78,0 mm e Amimorés (MG): 56,8 mm.

Nos próximos sete dias, o modelo de precipitação acumulada mostra que a região Sul receberá acumulados que podem chegar a 150 mm. O Norte também terá altos volumes sobre quase todos os estados. Na maior parte do Nordeste, incluindo o sertão nordestino, as precipitações ficarão escassas. Baixos volumes também são esperados em áreas centrais e do Sudeste.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda de acordo com o Inmet, nesta quinta-feira, também há alerta de acumulado de chuvas em áreas de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 09 até 17 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas voltam em áreas do Sul.

De 17 de maio até 25 de maio, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte, além de pontos Norte da faixa central. Na maior parte do Brasil, as chuvas ocorrem de forma muito isolada, quando não, passam por uma condição de tempo mais seco.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 09 de maio até 25 de maio:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 09 de maio até 25 de maio - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário