Umidade vinda da Amazônia provoca chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte

Publicado em 05/04/2011 10:12
No Sul, frente fria causa nebulosidade.
QUARTA, DIA 06

Sul

Tempo seco em boa parte da região Sul. A temperatura registrada deve ser a mais baixa do ano. Alguns pontos da serra geral podem registrar mínima de 1°C, com formação das primeiras geadas do ano. À tarde, o calor predomina no oeste do Rio Grande do Sul, mas a sensação térmica da tarde será agradável na maior parte da região.

Sudeste

A frente fria estaciona sobre o norte do Sudeste e mantém as chuvas sobre o Espírito Santo e centro e norte de Minas Gerais. Os ventos úmidos que sopram do mar também causam chuva fraca na costa norte de São Paulo. Os temporais concentram-se sobre a costa do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, com acumulado que chega aos 60mm em algumas localidades. Na maior parte de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. A temperatura máxima volta a cair na costa de São Paulo, mas o calor predomina no norte de Minas Gerais. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, a sensação térmica da tarde será agradável.

Centro-Oeste

As chuvas atingem boa parte de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, boa parte de Goiás e o Distrito Federal. A temperatura máxima entra em elevação em Mato Grosso, indicando que estas chuvas acontecem apenas no período da tarde. A invernada dá uma trégua em Mato Grosso, portanto. Já entre Goiás e o Distrito Federal, a temperatura permanece baixa.

Nordeste

As chuvas associadas com as áreas de instabilidade atingem o Maranhão, Piauí, Ceará e a costa norte do Rio Grande do Norte, com risco de temporais em Fortaleza e Teresina. A frente fria parada entre o Sudeste e Nordeste organiza chuva sobre o sul e sudoeste da Bahia, com risco de chuva forte na região de divisa com Goiás. Na maior parte da Bahia e em todo o leste do Nordeste, o risco de chuva será menor. O calor predomina em boa parte da região, com máxima de mais de 35°C entre o Recôncavo Baiano e o interior do Rio Grande do Norte.

Norte

Temporais estão previstos para o Amazonas e Acre. Em Itamarati, no Amazonas, o acumulado poderá chegar a 185mm com uma chuva forte que começa ainda na noite da terça e prossegue até a noite da quarta, dia 06. Esta chuva corresponde a mais de 70% da média do mês de abril. A temperatura máxima permanecerá baixa entre os dois Estados por conta da grande quantidade de nuvens. Já na maior parte da região Norte, a previsão é de chuva alternada com períodos de sol e temperatura elevada à tarde.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

Na quinta, dia 07, o tempo permanece seco em toda a região, porém na sexta-feira, uma nova frente fria causa chuva fraca ao longo da costa dos três Estados. Entre 09 e 13 de abril, as chuvas prosseguem ao longo da costa, sendo intensas entre Santa Catarina e Paraná

Sudeste

Na quinta, dia 07, o destaque é a chuva forte gerada por uma frente fria sobre a costa norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais. A partir da sexta, a frente fria dissipa, porém um novo sistema frontal volta a provocar chuva fraca na costa de São Paulo. Este novo sistema frontal gera chuva com elevado acumulado ao longo de toda a costa da Região Sudeste, com acumulado de mais de 100mm entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Centro-Oeste

Na quinta, dia 07, as chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado prosseguem em Mato Grosso, centro e norte de Goiás e Distrito Federal. Na sexta, os temporais voltam ao centro e oeste de Mato Grosso. Entre 09 e 13 de abril, prosseguem as chuvas sobre o norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Chuvas fortes atingem boa parte de Mato Grosso.

Nordeste

Na quinta, dia 07, ocorre chuva em toda a costa da Bahia. Na sexta, a chuva forte concentra-se entre o litoral de Sergipe e de Alagoas. Entre 09 e 13 de abril, as chuvas atingem boa parte da região, com exceção do interior da Bahia, de Sergipe e de Alagoas. O acumulado passa dos 100mm na costa norte, desde o Ceará até o Maranhão.

Norte

Na quinta, dia 07, os temporais diminuem no Acre, mas prosseguem sobre o Amazonas. Na sexta, as chuvas fortes atingem partes do Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá. Entre 09 e 13 de abril, prosseguem as chuvas em toda a Região Norte, com acumulado de mais de 150mm entre o Amazonas, Pará e Amapá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário