FAEMG alerta produtores sobre o CAR

Publicado em 07/02/2014 15:22

A coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Ana Paula Mello, alertou hoje, em palestra, que os produtores rurais devem se inteirar sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) em fontes confiáveis e aguardar a publicação do decreto federal antes de contratar profissionais ou empresas para realizar o cadastro.
 
A instituição do CAR pelas novas legislações florestais Federal e Estadual tem gerado dúvidas nos produtores rurais de todo o país, especialmente sobre quando o registro eletrônico obrigatório passará a ser cobrado. A palestra sobre o tema, realizada na sede da FAEMG nessa sexta (7/2), foi gravada e, em breve, será enviada aos 381 Sindicatos Rurais mineiros e disponibilizada no site da entidade para consulta pública.
 
Ana Paula Mello apresentou informações sobre como está o processo de implementação da plataforma que receberá o cadastro, especificidades do registro de pequenas e de grandes propriedades, além de itens e prazos do processo. Ela destacou que mesmo com o enorme volume de trabalho que haverá por fazer quando o decreto entrar em vigor, ainda não é possível antecipar o registro: “Minas optou por uma plataforma própria (Sicar-MG), que será integrada à Federal. Ela ainda está em desenvolvimento e não está disponível sequer para treinamento de técnicos e multiplicadores. Por enquanto, o que se pode fazer é informar o produtor rural sobre o cadastro, e aguardar a publicação do Ministério do Meio Ambiente e a disponibilização do sistema digital”.
 
Segundo maior Estado em número de estabelecimentos rurais (551.621, de acordo com o Censo 2006), Minas irá contar com um mutirão de entidades parceiras somando esforços junto ao Governo Estadual. A FAEMG e os Sindicatos Rurais estarão ativamente envolvidos no trabalho, orientando os produtores.
 
Golpe do fiscal
 
O presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, disse que a Federação já teve conhecimento de casos de produtores que foram vítimas de falsos profissionais: “Eles chegam em carros com falsas logomarcas, se dizendo fiscais, com documentações falsificadas e uma série de informações equivocadas. Fazem pressão em cima da desinformação. É importante alertarmos os produtores para que não caiam neste golpe”.
 
Profissionais e empresas idôneas também já estão oferecendo seus serviços para o cadastro. Mesmo nestes casos, a sugestão de Roberto Simões aos produtores é que não se antecipem: “Enquanto não sair a publicação, é melhor não assinar ou contratar nenhum serviço sobre o CAR. Até porque não sabemos exatamente tudo o que será cobrado. Qualquer dúvida, procurem a Federação. Estamos acompanhando todo o processo, prestando informações e iremos treinar pessoal para o cadastro. Estaremos à disposição para receber e esclarecer os produtores em nossa sede, por telefone, email ou pelas redes sociais”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FAEMG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário