Com manejo adequado soja pode produzir até 70 sc/ha

Publicado em 11/01/2013 07:39
“É importante o produtor tomar conhecimento sobre os resultados das pesquisas no Estado, para ele saber em que nível está explorando o potencial atual da cultura de soja”. É o que afirma o engenheiro agrônomo Carlos Pitol, da Fundação MS, sobre a importância estratégica do posicionamento de variedades de soja nas lavouras de MS.

Segundo Pitol, a produtividade média de soja no Estado, cujo melhor desempenho foi de 50,3 sc/há, na safra 2010/11, está muito abaixo do potencial atual da cultura , que pode atingir medias na faixa de 70 sc/há em  boas condições de solo, clima e tecnologias da produção. Em casos isolados este valor pode chegar a 80sc/há. Por isso é importante que o produtor se informe antes do início do plantio.

Durante o giro tecnológico no Showtec 2013, Pitol falará sobre algumas estratégias que o produtor pode usar para escolher a variedade de cultivar que melhor se adapta as condições de sua propriedade, garantindo assim uma boa produtividade. “Estaremos abordando o comportamento atual de cultivares de soja em função das suas principais características. Também será abordado a época de semeadura e o estande adequado para o plantio”, explica o agrônomo.

Pitol destaca ainda que o momento atual da agricultura em Mato Grosso do Sul é muito favorável em termos de preço dos produtos, principalmente da soja, uma das principais culturas do Estado. “A viabilidade da soja é importante para dar mais estabilidade à atividade, motivar os investimentos de recuperação das pastagens degradadas, e favorecer a Integração Lavoura-Pastagem (ILP) e Integração Lavoura-Pastagem-Floresta (ILPF), que é o grande potencial de produção agropecuário em MS”, finaliza Pitol.

Cenário do Agro e suas diversas cadeias produtivas é tema de palestras na 17ª edição do Showtec, evento realizado pela Fundação MS, que acontece em Maracaju do dia 23 a 25 de janeiro deste ano. A palestra de Carlos Pitol está agendada para o dia 25/01 dentro do Giro Tecnológico. Desafios e Avanços Tecnológicos na Agropecuária que acontece das 9h30 às 11h
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sato Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário