Produtores de Dourados/MS temem perda de soja com a chuva
Uma outra preocupação, que vem paralelamente a uma eventual perda, é não conseguir fazer o plantio do milho segunda safra, até dia 10 de março, prazo previsto pelo zoneamento. Caso os produtores não plantem dentro deste prazo, perdem o direito ao seguro rural (Proagro).
O prazo do zoneamento venceria no dia 28 de fevereiro, mas foi prorrogado pelo Ministério da Agricultura, atendendo pedido do setor produtivo de Mato Grosso do Sul. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) havia solicitado a mesma condição concedida pelo governo ao Paraná: prorrogação para todo o Estado até 20 de março.
A ampliação do plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul ocorreu em caráter excepcional, após os técnicos terem constatado excesso de chuvas nas principais regiões produtoras, o que atrasou a colheita da soja e está impedindo o plantio do milho da segunda safra, que é feito na mesma área. A medida tranquiliza o agricultor porque mesmo plantando mais tarde ele terá acesso ao crédito rural e ao seguro rural, no entanto, mesmo assim, muitos produtores continuam preocupados por causa do excesso de chuva, segundo Tomazini.
O zoneamento serve para orientar os agricultores, bancos e seguradoras sobre a melhor época de plantio e a tecnologia a ser adotada na condução das lavouras. O objetivo é evitar que eventuais adversidades climáticas atinjam as plantações nas fases mais sensíveis. O milho da segunda safra é aquele plantado após a colheita da soja e colhido no inverno, que enfrenta riscos climáticos de estiagem e geadas ao longo de seu ciclo de desenvolvimento.
Previsão
O Instituto Climatempo está prevendo chuva até hoje em Dourados. Amanhã, está previsto sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. No sábado e domingo de carnaval está previsto sol com algumas nuvens, mas não chove. A chuva pode voltar na próxima semana, com pancadas a qualquer hora do dia.
0 comentário
Soja tem manhã de 5ª feira de estabilidade em Chicago já à espera do novo USDA
Soja em Chicago sobe e tenta buscar ponto de equilíbrio para as cotações depois de cinco pregões seguidos de baixa
Plantio da soja está atrasado no Mato Grosso e já há impacto na janela da 2ª safra de algodão
Chapadão do Céu/GO ainda não começou a plantar a soja à espera de chuvas
Área de soja de MT deve saltar 33% em dez anos com avanço em pastagens, diz Imea
Com previsão de chuvas para o final de semana, produtores de Araguari (MG) preparam as máquinas para plantar a soja