Jataí/GO sofre com focos de incêndio e prejuízos podem se estender para menos produtividade na safra de soja

Publicado em 20/09/2019 11:27
575 exibições
Áreas atingidas pelo fogo devem perder entre 6 e 7 sacas por hectare e em lavouras que já estavam com fertilizante o prejuízo deve ser ainda maior. Produtores se unem para tentar combater os focos.
Vitor Geraldo Gaiardo - Presidente do Sindicato Rural de Jataí - GO

Podcast

Entrevista com Vitor Geraldo Gaiardo sobre os Incêndios nas áreas produtoras em Goiás

Download

LOGO nalogo

Jataí em Goiás está sofrendo com a incidência de fogo em diversos pontos do município. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Jataí/GO, Vitor Geraldo Gaiardo, todos os dias surgem novos focos que destroem lavouras e interditam estradas.

Dados do Impe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam que, apenas em 24 horas, o estado de Goiás registrou mais de 400 focos de incêndio. A condição é normal para esta época do ano, mas os fortes ventos e a umidade relativa do ar abaixo dos 12% potencializam o problema e aumentam os casos registrados.

Gaiardo destaca que as áreas atingidas pelo fogo terão queda de produtividade entre 6 e 7 sacas por hectare já para a próxima safra de soja 2019/20. Já naquelas partes onde o produtor já havia aplicado fertilizantes o prejuízo tende a ser ainda maior.

Diante disso, os produtores da região tem se unido e ajudado no combate de incêndios nas propriedades com o uso de máquinas, mas as vezes esse controle não é possível e Gaiardo lembra que algumas dessas máquinas chegaram a ser perdidas consumidas pelo fogo e pessoas hospitalizadas após inalar muita fumaça.

Veja mais informações sobre os incêndios em Goiás:

>> Goiás sofre com incêndios queimando áreas produtoras e bloqueando estradas

>> Pesquisador do IAC aconselha medidas preventivas para produtores lidarem com incêndios nas lavouras

>> Produtores de Rio Verde/GO se unem e formam Brigada Aérea para combater focos de incêndio

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Jataí/GO no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário