Ministra Tereza Cristina desautorizou o Secretário sobre insenção da TEC para arroz, soja e milho, esclarece Goergen

Publicado em 28/08/2020 11:09 e atualizado em 28/08/2020 13:56
Jerônimo Goergen - Deputado Federal PP-RS
Setor produtivo se organizou forte e rapidamente contra a proposta e medida nem mesmo chegou à Camex. Governo não dará continuidade ao assunto, segundo o parlamentar.

Podcast

Entrevista com Jerônimo Goergen - Deputado Federal PP-RS sobre a TEC do Mercosul

Download
 

LOGO nalogo

O deputado federal Jerônimo Goergen, em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (28), informou que a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, desautorizou internamente o Secretário de Política Agrícola, César Halum, sobre a medida de isentar soja, milho e arroz de tarifas de importação pelo Brasil de países de fora do Mercosul. A declaração da ministra aconteceu internamente no ministério. 

"Foi mal construída a proposta e indevida, e ainda fora de propósito, porque estamos em uma condição de matérias-primas disponíveis e com renda ao produtor. Assim, consequentemente, minha impressão é a intenção de que o governo, se o fizesse, seria única e exclusivamente mexer no preço pago ao produtor", diz Goergen. 

O deputado acredita ainda que a união e organização rápida e forte do setor produtivo foram determinantes também para que a medida não fosse a frente. Afinal, o parlamentar afirma ainda que caso a mudança fosse aprovada, seria muito difícil revertê-la na sequência, o que comprometeria a renda de muitos setores, além da competitividade da produção nacional. 

Leia Mais:

+ ABIOVE: Não falta soja no Brasil e medida de zerar tarifa para países de fora do Mercosul é política

+ Federarroz se posiciona contrária a retirada da TEC de importação “desestimularia a retomada do cultivo no Brasil”

+ Retirada da taxação da importação de insumos de fora do Mercosul deve ser para regular preços internos, diz presidente da APCS

"O Brasil está toda hora comemorando que a pandemia só não foi pior porque o agronegócio não deixou, e se é o agro que está salvando não adianta só salvar a macroeconomia, mas também a renda do produtor, que estava sumida", explica Goergen. Assim, reforçou que, ao contrário do que o secretário Halum divulgou em grupos de aplicativos de mensagens, a decisão não foi tomada pelo Ministério da Agricultura e que permanece na fase de estudos para que, caso seja necessária, seja implementada como medida preventiva.

O deputado Goergen comentou ainda os desdobramentos da reforma tributária que vem sendo discutido no estado do Rio Grande do Sul  e nos impactos que as mudanças propostas têm sobre a competitividade do  agronegócio local, e ainda ampliou sua análise sobre a reforma nacional - que também está sendo debatida - e os impactos para a produção agropecuária brasileira. 

Leia Mais:

+ Governo do RS quer tributar ICMS em ovos e aumentar carga tributária na carne de frangos e derivados

Na sequência, veja a nota oficial do deputato Jerônimo Goergen:

Redução da TEC sem critério amplia concorrência desleal com Mercosul

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) classificou como prudente a declaração da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que desautorizou a fala do secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum, de que já estaria decidida a derrubada da Tarifa Externa Comum (TEC) sobre a importação de arroz, soja e milho. “Essa discussão precisa ser técnica e baseada em fatos concretos. Em não havendo desabastecimento de grãos, existem outras alternativas para regular oferta e demanda”, destacou o parlamentar.

Para Jerônimo, é preciso fazer uma mediação equilibrada nesse debate para que os produtores rurais não sofram com especulações de mercado. “Enquanto houver o produto estocado e em quantidade suficiente para abastecer a população, não há motivo para alarde. É muito importante que o Mapa fique atento a todos esses movimentos e aja somente quando necessário”, ponderou Jerônimo. Segundo ele, uma decisão açodada ampliaria ainda mais a concorrência desleal entre o produto brasileiro e o importado do Mercosul. “Carga tributária, custo de produção, assimetrias diversas de competitividade precisam ser levadas em conta, sob pena de penalizar ainda mais nosso produtor rural”. Segundo Jerônimo, todas as decisões precisam ser tomadas de acordo com estudos detalhados e não baseadas em “achismos”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

    Parabéns à ministra Teresa Cristina e ao deputado Jerônimo Goergen pela ajuda ao agro..., o produtor de grãos vem há anos se arrastando, dando sua produção de graça, agora que pode ter um pouco de renda queriam fazer uma sacanagem dessas com o produtor... Isso era dar um tiro no pé que iria refletir até na economia...

    4
    • Pedro Souza Silvestre

      E deixar nas mãos de políticos??!!! o q vc espera????? é piada, meu!!!!!... desde as cavernas já tinha algum desgraçado inventado mentiras sobre alguma coisa....p/ alguma razão... nasci aqui..tenho q aguentar...

      2
  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    O presidente BOLSONARO não é BOBO..., interferir no livre mercado, se queimar com os produtores (que sempre o apoiaram) com uma medida inocua, jamais... devia demitir esse secretario, ontem ...espero que sempre prevaleça o raciocínio, logico, inteligente.

    8
    • Otávio Perrone Santos Casa Branca - SP

      Mas o livre mercado não pressupõe que não haja tarifas a importação? Até onde me lembro, nosso governo é liberal ... então deveria ter aceitado a isenção. Estou na dúvida, aqui, qual seu conceito de livre mercado?.

      33
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Sr. Otavio, vc. precisa se informar melhor..., só existe essa tarifa de importação porque o país de origem do produto também impôs impostos/tarifas aos produtos brasileiros. Então comece convencendo os outros paises a não taxar os produtos brasileiros.

      6
    • Otávio Perrone Santos Casa Branca - SP

      Só estou querendo entender qual livre mercado é o de vcs. De novo, se um país se diz liberal ele deve cortar todas as tarifas, taxas e impostos sobre importação... e a gente sabe que isso é só no papel..., o que não pode é passar informação incorreta, Gilberto, isso a gente deixa pro presidente...

      34
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Pra entender qualquer coisa, só tem uma condicao universal: ter alguns neuronios ainda ativos. Sem essa minima condicionante, geralmente as pessoas nao conseguem..., isso é sintomatico!!!

      7
    • Otávio Perrone Santos Casa Branca - SP

      Vc não consegue entender como funciona o mercado e aí tem que partir para o ataque. Minha capacidade cognitiva é mt maior que a sua sem dúvidas, eu não votei no minto e não acredito em político, vc por sua vez está enamorado pelo capitão e a trupe de milicos.

      36
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Pc do b roxo

      8
    • Otávio Perrone Santos Casa Branca - SP

      Não fica assim, Elton. Vc pode lamber seu político de estimação até 2022, que pena pra vc não poder ficar na cerquinha, batendo palminha pro mito.

      35
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Deixa pra lá, é perda de tempo...

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Alguns têm o dom de possuírem a capacidade cognitiva... PARABÉNS !!! ... ... Será que essa capacidade foi aprovada nos testes de aprendizagem nos estágios Piagetianos ? ... ... Não adianta falar que foi ! ... Quero ver o "deproma" validado pela OAB !!! ... ...

      4