Embrapa lança primeira variedade de algodão transgênico de fibra longa

Publicado em 25/05/2017 11:21
Confira a entrevista com Camilo Morello - Pesquisador Embrapa Algodão
Material tem comprimento de fibra superior a 32,5 mm. Plantio é indicado em áreas de cerrado na Bahia, Mapito e região Centro-Oeste. Produtividade pode chegar a 350 arrobas por hectare. Empresa também lança mais duas variedades com resistência a lagartas. Variedades estarão disponíveis aos produtores a partir da próxima safra.

Podcast

Camilo Morello - Pesquisador Embrapa Algodão

Download

A Embrapa Algodão está lançando três novas cultivares de algodão, como conta o pesquisador Camilo Morello, diretamente de Goiás. Essas cultivares estão sendo lançadas em parceria com a Fundação Bahia.

As tecnologias presentes nessas cultivares possuem tolerância à lagartas e também ao fungicida glifosato, sendo que duas delas, as variedades 430 e 432, são cultivares que produzem fibra de comprimento médio, enquanto a variedade 433 produz uma fibra longa.

O perfil da variedade 433 era uma necessidade do mercado, principalmente das indústrias que demandam fios para fazer um mix com fibras de comprimento médio, resultando em um fio de melhor qualidade.

Isso não quer dizer, entretanto, que o Brasil deixará de exportar dos Estados Unidos, do Egito e do Peru, que são algodões de fibra extra longa, utilizados para produtos de qualidade diferenciada.

Essas novas cultivares são indicadas para todo o Cerrado brasileiro, de acordo com Morello. A diferença entre elas é o posicionamento e a época mais indicada de plantio devido ao ciclo de vida de cada uma.

O pesquisador conta ainda que as duas cultivares de comprimento médio têm potencial para produzir acima de 400@ por hectare de algodão em caroço, acima de 6000kg. Já a 433, tem potencial produtivo em torno de 350@ por hectare. A diferença da produtividade está no processo de desenvolvimento da variedade, devido ao que é priorizado em cada uma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário