DA REDAÇÃO – Café: Instalação de fábrica da Nestlé no Brasil divide a opinião de cafeicultores
A instalação de uma nova fábrica de cafés especiais da Nestlé no Brasil divide a opinião dos cafeicultores, eles acreditam que o investimento que a empresa propõe fazer é pequeno em relação ao risco da concorrência, já os especialistas acreditam que a marca deve agregar valor ao café brasileiro.
A Nestlé propõe um investimento de 180 milhões de reais com geração de pelo menos 400 empregos diretos. No entanto, a viabilização do projeto depende de alguns fatores, entre eles, a autorização para importação de cafés especiais com objetivo de manter o chamado “padrão sensorial” do blend, o que desagrada alguns produtores.
O site Notícias Agrícolas teve acesso ao protocolo de intenções da Nestlé que explicita as contrapartidas da empresa para compensar o ingresso de variedades produzidas fora do Brasil, veja mais informações.
O analista do Escritório Carvalhaes, Eduardo Carvalhaes, é favorável à instalação da fábrica no País, mas defende restrições às importações e pede cautela. “Não dá para tomar uma decisão como essa em 15-20 dias, isso deve passar também pela mão dos cafeicultores que serão os maiores prejudicados caso a concorrência externa pressione o preço do mercado interno. Mas a ideia de agregar valor ao café brasileiro é apaixonante”, disse o consultor em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi..
O principal ganho para o setor produtivo no Brasil, segundo a Nestlé, seria a inclusão na embalagem dos produtos vendidos mundialmente, um selo ou frase indicando que “contém Cafés do Brasil” nas cápsulas e sacas.
Ainda segundo o analista, o Brasil tem condições pelo seu tamanho continental e altitudes e longitudes de produzir grande parte das variedades de café do mundo.
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família