Fala Produtor

  • Mauro Cesar Tribulato Londrina - PR 13/01/2020 13:39

    Além da perda de solo por erosäo e escorrimento, o que me preocupa na questäo do empobrecimento dos solos do nosso país, é a exportaçäo de nutrientes que väo juntos com nossas colheitas. Me questiono se realmente os produtores do Brasil estäo repondo de maneira consistente os minerais exportados. Somos um grande exportador de gräos e alimentos de maneira geral, mas estamos realmente gerando divisas com as exportacöes ou estamos empobrecendo ? Estamos repondo fósforo, potássio, enxofre, calcio, magnesio e todos os outros minerais para sustentar esta produçäo de mais de 200 milhoes de ton maneira consistente ? Mais uma questäo para pensarmos...

    4
  • Afonso Peche Filho Jundia? - SP 13/01/2020 13:33

    Nos trópicos, por conta das chuvas torrenciais é necessário ter uma estratégia para distribuir o excesso de água causado pela precipitação maior que a velocidade de infiltração natural do solo. A melhor estratégia, e de comprovada eficiência, é o plantio em nível. Na natureza tudo está em nível, somente os rios e escorrimentos de lava e de neve, não. Assim é fundamental instalar lavouras em nível para não fragilizar ás áreas ao longo do tempo. Os terraços são obras complementares, instaladas como forma de segurança para que um possível escorrimento não ganhe energia e provoque estragos generalizados na área de produção. Quando a gente não instala lavouras em nível pode até dar mais rendimento às máquinas, más, vai tornando a área mais vulnerável às chuvas que virão pela frente. Então recomendamos enfaticamente que é melhor instalar e operar lavouras sempre em nível.

    0
    • Ezequiel Calgaro Mariópolis - PR

      Não amigo, no plantio em nivel o trator gasta menos combustível e rende mais no dia..., aqui no sudoeste onde as áreas são mais inclinadas não tem outro jeito ???? mas são poucos que fazem o plantio em nível.

      1
  • Adriano Andrighetti Paim filho - RS 13/01/2020 13:19

    Passei ontem por Carazinho e constatei que a situação é ruim mesmo. Choveu um pouco, mas a soja não desenvolveu tanto e já estava branqueando novamente...

    0
  • Mauro Cesar Tribulato Londrina - PR 13/01/2020 11:01

    Além da perda de solo por erosäo e escorrimento, o que me preocupa na questäo do empobrecimento dos solos do nosso país, é a exportaçäo de nutrientes que väo juntos com nossas colheitas. Me questiono se realmente os produtores do Brasil estäo repondo de maneira consistente os minerais exportados. Somos um grande exportador de gräos e alimentos de maneira geral, mas estamos realmente gerando divisas com as exportacöes ou estamos empobrecendo ? Estamos repondo fósforo, potássio, enxofre, calcio, magnesio e todos os outros minerais para sustentar esta produçäo de mais de 200 milhoes de ton maneira consistente ? Mais uma questäo para pensarmos...

    2
  • Dalton Catunda Rocha 12/01/2020 20:46

    Os islâmicos são o último grupo de religiosos absolutamente crédulos reais, no mundo. Afora o Islamismo, todas as demais religiões transcendentes (hinduísmo, catolicismo, confuncionismo, etc.) viraram, meros assuntos de cunho pessoal. A última fogueira da Santa Inquisição, se apagou ainda no século XVlll. No Japão, o imperador não é um deus, desde 1945. Na hinduísta Índia, há liberdade religiosa e democracia.

    O finado século XX viu as religiões seculares e totalitárias do tipo de nazismo, comunismo, leninismo e maoísmo, surgirem e caírem. Destas tantas religiões seculares, só valas comuns e fracassos totalitários restaram. O nazismo e o fascismo morreram, em 1945. O socialismo dos bolcheviques russos de 1917, após décadas de decadência, deu seu último suspiro em 1991. Na vizinha Venezuela, o tal socialismo do século XXl está cada dia, mais podre, corrupto e fracassado. Sim, o socialismo ainda existe, por exemplo, na Coreia do Norte, mas ele é um doente terminal da história.

    Uma boa parte da humanidade, sempre amou a verdade absoluta. A suposta verdade em nome da qual, se deve matar ou mesmo morrer. E para os maometanos esta verdade absoluta é simplesmente, o Islamismo. No século passado, divindades totalitárias e seculares tais como: raça, socialismo e coisas deste gênero mataram, mais de 150 milhões de pessoas. Hoje em dia, Raça e Socialismo são deuses tão mortos, quanto Baal e Ozires. Já Alá, que é um deus vivo, desde o século Vll, está com uma enorme sede de sangue. O século XX foi o século de Marx. O século XXl já é e continuará sendo, o século de Maomé ou Muhammad.

    7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Eu não sei de onde surgiu esse energúmeno, de uma ignorância estúpida a ponto de confundir o catolicismo, uma doutrina, com o Cristianismo, a única e verdadeira religião do mundo. O sujeito vem aqui dar uma de gostosão dizendo que a verdade absoluta não existe, existe apenas a verdade do Dalton Catunda!! Dizer que sistemas de idéias totalitárias são a mesma coisa que o catolicismo é um absurdo tão grande que só pode sair da cabeça de algum "estudante" de história de alguma universidade pública e "gratuita" criada pelo mula. Ademais o Cristianismo não nasceu de nenhuma doutrina, foi um acontecimento histórico em que Deus desceu ao homem. Cristo É.

      2
  • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS 12/01/2020 20:21

    Uma grande entrevista!!!

    0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 12/01/2020 10:51

    Hoje vivencio os costumes do século XXI. Mas, quando criança, vivenciei muitas coisas que estavam aquém do meu entendimento.

    Vou citar alguma coisa na área política.

    Os comícios eram um acontecimento social. O povo ia nos eventos para escutar quem falava mais bonito. Aí, a coisa foi pendendo para ataques verbais ao candidato opositor. E, o tempo passou. Estou aqui a matutar.

    Porque eles querem tanto o poder. E, que poder é esse?

    Sei que há controvérsias. Mas, sigam o raciocínio ...

    ELES querem o "poder do domínio dos fatos".

    O eleito, vai através de "como pensa", editar leis, programar políticas públicas e colocar toda a máquina pública a serviço de seus pensamentos, para que ocorram os fatos que ele quer.

    Os não eleitos, tornam-se parte do povo e, vão ser "dominados pelos fatos", como o povo sempre é.

    Agora, fico a me perguntar?

    Quando você tem um desejo. Você não age para realiza-lo? Porque na política, elegemos representantes para realizar nossos desejos?

    Estamos no início do terceiro milênio da civilização ocidental e, continuamos sem respostas objetivas.

    Vivencio, uma onda de novos conceitos, que mudam a realidade. Em sua maioria precisam de duas palavras para defini-lo.

    Cito alguns exemplos: justiça eleitoral, justiça social, identidade de gênero. Enfim ... É "COMPLICADO".

    Veja que terminei com a palavra mais usada num diálogo, quando um dos que conversam, não quer se esforçar para processar uma resposta objetiva.

    Para uma pessoa do povo. O que é "JUSTIÇA"?

    1
  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS 11/01/2020 13:14

    A imprensa esquerdista (no Brasil e no mundo) é uma vergonha.., quando Donald Trump elimina um bandido (sem vítimas civis) alardeiam que foi um assassinato, e falam em guerra Mundial.... agora, quando esses bandidos (seguidores do Aiatolá) derrubam um avião e matam 170 civis, é um silêncio total...

    0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Correto Sr.Rafael, o mesmo se aplica no Brasil ... o Presidente adota medidas duras para conter a bandidagem, o roubo etc.... Aí vem os esquerdopatas , os ladrões do Congresso , Senado ,STF e tentam sacrificar o presidente... O último exemplo foi a eliminação do Seguro Depvat..., tentaram derrubar ...porque tem esquema entre as mafias... Temos de apoiar este presidente ... o caminho vai ter espinhos vamos vamos vencer .....

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Os estados nordestinos sugam dinheiro dos estados produtivos e transformam tudo em aposentadoria... Ainda vem gozar e aplicar liçoes de moral nos idiotas que trabalham para mandar dinheiro às prefeituras mineiras---

      1
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Então é bem simples, Ari ... alguém mata um monte de inocentes e é só pedir desculpas e está tudo resolvido?

      0
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Já lhe falei Ari, essa conversa fiada de que tudo é culpa do imperialismo americano aqui não funciona... e mais uma pergunta, como reparar a vida de 170 pessoas inocentes?

      2
  • Eli Machado Cabrera 11/01/2020 10:07

    A eliminação dos terraços e das curvas em nível causam destruição desde que não seja aplicada corretamente as técnicas e tecnologias disponíveis para elaboração de projetos de conservação de solo. Em qualquer dos casos (curva ou ESD) se não houver atenção ao método o resultado é catastrófico.... A atenção deve ser dada ao solo, pois é nosso maior tesouro em qualquer situação ... e os órgãos competentes não devem admitir a falta de responsabilidade em nenhuma das situações... Vamos em busca de tecnologia e métodos que conservem o solo e que tragam mais e mais eficiências para as operações. Não devemos condenar métodos e, sim,avaliar com cautela os resultados.

    1
    • Afonso Peche Filho Jundia? - SP

      Eli

      Boa noite,

      Muito obrigado pelas considerações.

      Realmente estou muito preocupado com os problemas de erosão em todo o Brasil.

      Eu viajo bastante e constato de fato que processos erosivos estão generalizados.

      Precisamos enfrentar o problema de frente.

      Questões que envolvem as práticas conservacionistas e a mecanização são resolvidas com o que estamos denominando de "redesenho conservacionista" das propriedades e talhões. São atividades para adequação das dimensões de terraços ao tamanho das máquinas e adequações de trafegabilidade operacional. O redesenho conservacionista associa a capacidade operacional às práticas conservacionistas necessárias para produção.

      Se você quiser organizar um evento ou um programa conservacionista na sua região pode contar comigo

      Forte abraço

      Afonso Peche Filho

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Prof Afonso... e' melhor terraços ou curva de nivel??? Alguns acham que curva de nivel tira area de lavoura... Dai minha pergunta...

      0
    • Afonso Peche Filho Jundia? - SP

      Carlos, ... Nos trópicos, por conta das chuvas torrenciais é necessário ter uma estratégia para distribuir o excesso de água causado pela precipitação maior que a velocidade de infiltração natural do solo. A melhor estratégia, e de comprovada eficiência, é o plantio em nível. Na natureza tudo está em nível, somente os rios e escorrimentos de lava e de neve, não. Assim é fundamental instalar lavouras em nível para não fragilizar ás áreas ao longo do tempo. Os terraços são obras complementares, instaladas como forma de segurança para que um possível escorrimento não ganhe energia e provoque estragos generalizados na área de produção. Quando a gente não instala lavouras em nível pode até dar mais rendimento às máquinas, más, vai tornando a área mais vulnerável às chuvas que virão pela frente. Então recomendamos enfaticamente que é melhor instalar e operar lavouras sempre em nível.

      1
    • Renato Santi Locatelli Alvorada do Sul - PR

      Estamos vendo isso ao vivo no municipio de Taciba e Naramdiba (SP)... usina plantando cana com desnivel e quase nada de curva. Fazem um ladrao morro a baixo, plantam milheto ou capim nesses corredores e jogam a agua da chuva para nascentes e corregos abaixo. Isso é um assassinato para rios e nascentes ... e não tem nenhuma autoridade para efetivar essa fiscalização.

      0
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Concordo que os solos brasileiros, em sua maioria, estão ficando estéreis; Nós aqui em Sinop- MT., com mais de 40 anos de experiencia, adotamos no início fosfato de Araxá, incorporado fundo.. Deu Resultado.. em nossa propriedade nasceu erva gorda, picão, e uma variedade de leguminosas...; Hoje quem teima somente com o binomio soja e milho deverá mudar para milho com brachiara para recuperar o solo. Do contrário, a produtividade vai diminuindo.

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 11/01/2020 07:47

    A Conab, em seu último relatório, não divulgou os dados da soja. A burocracia brasileira faz discursos inflamados sobre sermos o celeiro do mundo, mas não consegue fazer um relatório melhor do que o do USDA.... Na Conab tem um agronomo que faz análises de conjuntura, os relatórios dele até que passam por média, só que quando o sujeito sai de férias (é uma suposição), o relatório não sai... A ministra Tereza Cristina é responsável pela Conab, mas, como todo politico, prefere gastar seu tempo e muito de nosso dinheiro viajando..., enxadão é coisa da escravatura, que o mula aboliu, agora é viajar de primeira classe em boca livre, debaixo de uma boa aba... Pergunto aos produtores: é possivel fazer uma boa lavoura sem boas máquinas, boas sementes, bons produtos? É possivel ter influencia no mundo sem termos bons relatórios oficiais? A Conab nos custa 5 bilhões por ano e não tem serventia alguma, a não ser como criadouro de fanáticos que, ao menor sinal de exigencia de esforço (talvez falte capacidade), saem gritando mula livre.... Por outro lado, quem sabe se a Abiove não recebe dinheiro público? A Fiesp recebia e acho que ainda recebe... Que falem os empresários que "fazem acontecer" com o dinheiro alheio... Enquanto houver essa megalomania teimosa - que se recusa a resolver os problemas da burocracia brasileira - ouviremos apenas discursos vazios e gritos de impotencia.

    5
    • Marcelo Campo Grande - MS

      Bom dia Rodrigo Polo Pires!

      O relatório divulgado da CONAB, foi só o resumo, o oficial ainda está para ser apresentado.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Marcelo... Os dados compilados no relatório da Conab são da Secex, que já publicou os dados do mes de dezembro e os dados semanais de janeiro, o USDA soltou o relatório completo e a data divulgada pelo site da Conab para divulgação dos dados foi no dia 8 passado. Por que não sairam os dados?

      0
  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS 10/01/2020 23:10

    Muitos internautas do NA estão "sentando o pau" nos analistas de mercado,... muitos até merecem críticas, mas colocar todos no mesmo saco eu não concordo... O produtor rural no Brasil precisa de informações confiáveis semanalmente ou a cada 15 dias, pois as coisas mudam muito rápido e temos uma série de fatores para formar o preço final da soja e do milho... um analista pode dar sua opinião hoje e daqui a 2 ou três dias acontecer algo e mudar bastante o mercado futuro.

    9
    • arnoldo trolegi Londrina - PR

      ....e é mesmo o produtor brasileiro, quem faz o preço do seu produto??

      0
  • Anderson Nunes de Carvalho Vieira Cuiabá - MT 10/01/2020 13:55

    Uma "entrevista" de quem é a favor da taxação do agronegócio em Mato Grosso.

    Repórter: O Sr. é a favor de o Governo aumentar impostos?

    Entrevistado: Não! Sou totalmente contra, o Estado já cobra muitos impostos. Quase a metade de nossa renda é para pagar impostos, isso é um absurdo.

    Repórter: Ah sim! Mas o Sr. é a favor da tributação do agronegócio em Mato Grosso?

    Entrevistado: Claro que sim! Esses capitalistas ricos e fazendeiros vivem explorando nossas terras e não deixam nada aqui no Estado.

    Repórter: Entendo. O Sr. acha que aumentar impostos fará com que o Estado melhore sua prestação de serviço? O Sr. pode dar um exemplo de um serviço estatal que melhorou quando se aumentaram impostos?

    Entrevistado: Ehh...não. O que infelizmente vejo é cada dia mais os serviços públicos estão sendo precarizados.

    Repórter: Mas o Sr. é a favor da tributação do agronegócio né?

    Entrevistado: Claro que sim!

    Repórter: O Sr. acha que tributar o agronegócio em Mato Grosso vai trazer maior equilíbrio fiscal para o Estado? O MT Previ vai melhorar? O MT Saúde vai funcionar de verdade? A educação, saúde e segurança em MT vai melhorar com a tributação do agronegócio? O Sr. acredita que isso realmente vai acontecer?

    Entrevistado: Eh...eu tenho minhas desconfianças.

    Repórter: Mas o Sr. é a favor da tributação do agronegócio né?

    Entrevistado: Claro que sim! Esses barões da soja precisam pagar impostos também.

    Repórter: O Sr. acha que realmente os servidores públicos vão ter salários dignos, carreiras valorizadas, melhores condições de trabalho, mais vagas para concursos públicos com a tributação do agronegócio? O Sr. acredita que realmente as obras do VLT e da Copa vão ser concluídas, que as rodovias serão de qualidade, que teremos infraestrutura nas cidades de MT, que virá para cá a tão sonhada linha férrea com a tributação do agronegócio?

    Entrevistado: Éh...dificilmente isso acontecerá. Nunca aconteceu antes, porque aconteceria agora né?

    Repórter: Mas o Sr. é a favor da tributação do agronegócio né?

    Entrevistado: Sim.

    Repórter: O Sr. acredita que tributando o agronegócio vão diminuir as queimadas em MT? Invasão de terras indígenas? Valorização da agricultura familiar? Das comunidades ribeiras e quilombolas? Que a Economia de MT vai crescer, desenvolver, que realmente vai acontecer uma distribuição de renda mais justa e igualitária? Que nosso estado erradicará ou ao menos amenizará a pobreza?

    Entrevistado: Éh...dificil né moço, o Brasil inteiro sofre com isso né.

    Repórter: Mas o Sr. é a favor da tributação do agronegócio né?

    Entrevistado: Sim.

    Repórter: O Sr. acha que tributando o agronegócio a sua vida melhorará? O transporte pública será de qualidade ao ponto do Sr. vender seu veículo e andar só de transporte público? O Sr. poderá deixar de pagar aquele plano de saúde e confiar na saúde pública ou no MT Saúde ou tirar seu filho da escola particular e colocar na rede pública de educação? Caso fosse aprovado a tributação do agronegócio o Sr. faria isto?

    Entrevistado: Não moço, claro que não!

    Repórter: Mas o Sr. é a favor da tributação do agronegócio né?

    Entrevistado: Ehh.

    Repórter: O Sr. tem certeza que o problema do Estado é mais dinheiro? Tributar mais?

    Entrevistado: Claro que não! Eu acho que falta qualidade no investimento, saber investir com responsabilidade, saber gerir a máquina pública.

    Repórter: Mas o Sr. é a favor da tributação do agronegócio né?

    Entrevistado: Ehh.

    Repórter: O Sr. acha que tributando o agronegócio os fazendeiros sentirão no bolso? Ficariam mais pobres, dependentes da chancela estatal? a tributação reduziria o padrão de vida dos fazendeiros endinheirados e derrubaria o monopólio latifundiário em MT?

    Entrevistador: Com certeza, esses caras são ricos demais. São os barões da soja, devem sofrer como todos nós pobres sofremos, devem sentir na pele o que nós cidadãos sentimos.

    Repórter: O Sr. largaria seu emprego atual para se dedicar-se a agricultura ou pecuária no Estado do Tocantins onde está sendo ofertadas terras pelo Governo para expandir o agronegócio lá?

    Entrevistado: Claro que não!

    Repórter: Mas, então o Sr. largaria tudo para se dedicar a agricultura familiar então?

    Entrevistado: Também não! Não gosto de mato moço. Gosto da cidade.

    Repórter: O Sr. já foi em alguma propriedade rural para saber como funciona uma monocultura? Já viu como funciona a rentabilidade e os custos de produção dos latifundiários de quem o Sr. fala?

    Entrevistado: Não.

    Repórter: Mas o Sr. é a favor da tributação do agronegócio né?

    Entrevistado: Ehh.

    Repórter: O Sr. não acha então inútil a taxação do agronegócio? Que isso não resolveria os problemas de MT? Ou talvez criaria outros problemas com o excesso de tributação? Defender a taxação do agronegócio não seria alimentar um ódio antigo de rico X pobres ou camponeses X fazendeiros? Não existe um viés apaixonadamente ideológico em ser a favor da tributação do agronegócio, mesmo sabendo que não se refletirá em benefícios sociais, só pelo simples fato de ser impostos sobre pessoas "ricas" e bem-sucedidas e ao mesmo tempo ser contra o aumento de impostos?

    Entrevistado: Ehh.

    Repórter: Mesmo sabendo que a taxação do agronegócio tem mais um cunho do tipo "gerra de classes" do que beneficio social ou prosperidade socieconômica e ambiental, o Sr. ainda é a favor da referida taxação?

    Entrevistado: Sim! Eles merecem.

    Repórter: Obrigado por seu tempo e pela entrevista.

    Entrevistado: Por nada seu coxinha burguês, reacionário e opressor!

    1
  • anderson boff missal - PR 10/01/2020 10:42

    Concordo com os comentários.. os analistas erram muito. Exemplo, quando colhemos safrinha atual a previsão de todos era do Brasil ter estoques de passagem com folga nem um previu exportações altas e escassez de milho. No Brasil é assim, ou tem milho suficiente e o produtor não ganha dinheiro ou falta milho pra dai produtor ganhar... resumindo tem que tenta produzir pra demanda apenas pra ser viavel

    3
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Engano seu Anderson, alguns consultores apontavam para a escassez pela exportação estimada acima de 35,0 MMT, desde o ínício da campanha. O fato é que querem cobrar por um serviço que não contrataram.

      8
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      A alta do dólar também foi um fator para o aumento na exportação de milho, ... a questão da produção também é relevante... a maioria dos agricultores, se pudesse, plantava em toda a área.

      0
  • adegildo moreira lima presidente medici - SC 10/01/2020 10:31

    Estava acompanhando os noticiários e me coloquei a pensar..., atacaram o local onde haviam produzido o filmeco que retrata Jesus como homossexual e José como homem traido e o Diabo como o espertalhao..., a imprensa, OAB, artistas, já se mobilizaram, taxando o ato de terrorismo, exigindo atuação rigorosa das autoridades, policia federal, interpol, sugerindo sanções gravissimas, alegando violaçao a direitos constitucionais da liberdade de expressao e informarçao... Engraçado, sao os mesmos que se irritam e se ofendem quando sao chamados de determinados nomes, nao tao mentirosos em aeroportos e locais publicos, nesse caso nao é defendida a liberdade de expressao. Por outro lado, quando invadiam terras, queimavam tratores, destruiam benfeitorias, eliminavam anos de trabalho e suor, reduziam a zero o patrimonio particular, nenhum setor se levantava injuriado, exigindo providencias imediatas e prendendo os meliantes e o seus patrocinadores. Como diz um amigo meu: No Brasil, as unicas categorias que possuem os seus direitos e garantias consolidados sao as dos ladroes e os corruptos.

    2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Adegildo, esse seu comentário foi perfeito.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Pelo comentario do sr ADEGILDO cheguei à conclusao que, pelo STF, Lewandosky e' mais respeitavel que Jesus Cristo... Esse STF e' um lixo!

      2
  • Vinícius de Araújo Aguiar Sarandi - RS 10/01/2020 10:13

    Essa noticia tem fundamento! Alto consumo de soja mundial e baixa produção esse ano. Muitos furos no Brasil devido a fatores climáticos e investimentos

    1