Retrospectiva 2019: Com novo governo, reformas são feitas e Brasil volta a crescer

Publicado em 03/01/2020 14:55
Aleksander Horta - Jornalista
Retrospectiva Política e Economia com Aleksander Horta - Jornalista

Podcast

Retrospectiva Política e Economia com Aleksander Horta - Jornalista

Download

JANEIRO

Jair Bolsonaro toma posse nesta terça-feira sob um esquema de segurança sem precedentes para este tipo de evento e com a promessa de um governo que quebre paradigmas que vão desde o modelo de negociação com o Congresso até a forma de comunicação com a sociedade.

>> Começa a Era Bolsonaro, com a missão de evitar o colapso das contas públicas

O Brasil deve permitir a exploração de terras indígenas pela agricultura comercial, disse nesta sexta-feira a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que ao mesmo tempo procurou suavizar muitas das polêmicas posições do presidente Jair Bolsonaro sobre os povos nativos e o meio ambiente.

>> Ministra quer abrir terras indígenas no Brasil à produção agrícola comercial

Um dia após uma marcha que reuniu milhares em Caracas, as ruas estavam praticamente vazias. Maduro mandou fechar a embaixada e os consulados dos EUA, ao mesmo tempo em que reiterou que os diplomatas americanos devem deixar o território venezuelano até o próximo domingo.

>> Venezuela: Rússia declara apoio a Maduro; China se opõe a interferência externa; EUA convoca Conselho de Segurança da ONU

 O rompimento de barragem da mina Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), deixou pelo menos nove mortos e 300 desaparecidos, segundo informações do Corpo de Bombeiros do Estado divulgadas na manhã deste sábado.

>> Rompimento de barragem da Vale em MG deixa ao menos 9 mortos e 300 desaparecidos

FEVEREIRO

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta sexta-feira pedido da defesa do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e liberou o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) a prosseguir com investigações criminais que envolvem o filho do presidente Jair Bolsonaro por supostas movimentações financeiras atípicas.

>> Ministro Marco Aurélio, do STF, arquiva pedido da defesa de Flávio Bolsonaro e libera investigação do MPRJ

O indicador antecedente trimestral sobre o comércio mundial de mercadorias caiu para seu menor nível em nove anos nesta terça-feira, o que deve colocar as autoridades em alerta para uma desaceleração mais acentuada caso as tensões comerciais continuem, disse a Organização Mundial do Comércio nesta terça-feira.

>>  OMC alerta para desaceleração do comércio global com indicador atingindo menor nível em 9 anos

MARÇO

O Brasil registrou superávit comercial de 3,673 bilhões de dólares em fevereiro, divulgou o Ministério da Economia nesta sexta-feira, segundo melhor da série histórica para o mês.

>> Brasil tem superávit comercial de US$ 3,673 bi em fevereiro, segundo melhor para o mês

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que dispensa, de forma unilateral, o visto para que cidadãos dos Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá visitem o Brasil, conforme edição extra do Diário Oficial da União publicado nesta segunda-feira.

>> Decreto de Bolsonaro isenta cidadãos de EUA, Canadá, Japão e Austrália de vistos para o Brasil

O país criou 173.139 novas vagas de trabalho com carteira assinada em fevereiro. O saldo é o melhor para o mês desde 2014, quando 260.823 vagas foram criadas.

>> País criou 173.139 novas vagas de emprego em fevereiro; Melhor resultado desde 2014

ABRIL

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) referiu-se ao ministro da Economia, Paulo Guedes, como “tigrão” e “tchutchuca” em sua fala durante a audiência pública da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara que discutiu a reforma da Previdência.

>> Zeca Dirceu chama Guedes de ‘tchutchuca’; ministro responde: ‘é a mãe, é a vó’

>> Ministro da Economia debate reforma da Previdência na Câmara

MAIO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou de forma enfática a pressão sobre a China, neste domingo, para forçar um acordo comercial ao anunciar que irá deliberadamente aumentar as tarifas norte-americanas sobre produtos chineses.

>> Trump surpreende e aumenta em mais 25% as tarifas sobre produtos chineses​

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que a classe política é o grande problema que impede o Brasil de dar certo, acrescentando que algumas pessoas querem mais do que apenas conversar, em declaração que pode desagradar parlamentares no início de uma semana crucial para o governo no Congresso.

>> Bolsonaro diz que problema do Brasil é classe política e que tem gente que não quer "apenas conversar"

Enquanto a disputa entre os Poderes coloca em xeque a aprovação das reformas e ganha o protagonismo das discussões na mídia, notícias que mostram que o país não está parado e que ainda existe confiança dos investidores, quase sempre ficam sem o necessário debate.

>> As boas notícias durante o atual governo que foram colocadas em 2º plano

Apoiadores do governo foram às ruas de várias cidades do país defender a reforma da Previdência, o pacote anticrime, o porte e posse de armas, além de ministros do governo como o da Justiça, Sergio Moro, e o da Economia, Paulo Guedes.

>> Manifestações de domingo demonstram anseio por mudanças concretas

JUNHO

O presidente Jair Bolsonaro deseja que o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) viabilize a devolução de recursos do banco ao Tesouro Nacional e abra a "caixa-preta" da instituição, apontando como foram usados recursos em países como Cuba e Venezuela, disse nesta segunda-feira o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.

>> Bolsonaro quer que BNDES devolva recursos ao Tesouro e abra "caixa-preta", diz porta-voz

O presidente Jair Bolsonaro reuniu-se nesta sexta-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às margens da cúpula do G20 no Japão, e os dois líderes conversaram sobre a ideia de um acordo de livre comércio entre os países.

>>  Bolsonaro conversa com Trump sobre livre comércio entre Brasil e EUA

Os países do Mercosul e da União Europeia formarão uma das maiores áreas de livre comércio do planeta a partir do acordo anunciado ontem (28), em Bruxelas. Juntos, os dois blocos representam cerca de 25% da economia mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas. Quando se considera o número de países envolvidos e a extensão territorial, o acordo só perde para o Tratado Continental Africano de Livre Comércio, que envolve 44 países da África e foi assinado em março deste ano. Mesmo assim, União Europeia e Mercosul fecharam o maior acordo entre blocos econômicos da história, o que deve impulsionar fortemente o comércio entre os dois continentes. 

>> Mercosul e UE fecham maior acordo entre blocos do mundo

JULHO

Durante seu pronunciamento do anúncio do Plano Safra 19/20, realizado hoje em Brasília/DF, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, falou sobre os recursos que estarão disponíveis para os produtores rurais e as novas formas de financiamento para o setor agropecuário brasileiro.

>> Entenda o Plano Safra 19/20 e o financiamento estrangeiro através de certificados do agro

A nova tabela de pisos mínimos de fretes foi suspensa nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Transportes Terrestres em decisão tomada após pedido do Ministério dos Transportes, pressionado por ameaças de greve de caminhoneiros insatisfeitos com seus valores.

>> Governo suspende tabela de fretes rodoviários após ameaça de greve de caminhoneiros

AGOSTO

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13) o texto-base da MP da Liberdade Econômica (Medida Provisória 881/19). Os destaques ficaram para esta quarta-feira (14) e serão todos votados pelo sistema eletrônico, fruto de um acordo com a oposição.

>> Plenário da Câmara aprova texto-base de MP da Liberdade Econômica

Um número recorde de incêndios está ocorrendo na Amazônia e causando revolta no mundo devido à importância da floresta tropical para o ambiente global. O desastre fez o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, enviar as Forças Armadas para combater o fogo.

>> Por que os incêndios da Amazônia estão espalhando uma crise no Brasil e no mundo? (Especial da Reuters)

SETEMBRO

O presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) inauguraram nesta quinta-feira (5), na sede do Ministério, o Observatório da Agropecuária Brasileira, ferramenta que dará a gestores amplo acesso a informações estratégicas para a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas para o setor agropecuário.

>> Bolsonaro e ministra inauguram Observatório da Agropecuária Brasileira, que integrará dados do setor

O Banco Central cortou nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, a 5,50% ao ano, dando sequência ao ciclo de afrouxamento monetário em meio à débil recuperação econômica, num processo que deve seguir adiante, segundo sinalização do Comitê de Política Monetária (Copom).

>> BC corta Selic em 0,5 ponto, à nova mínima de 5,50%, e sinaliza afrouxamento adiante

Entre os dias 11 e 23 de setembro, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) liderou missão ao Oriente Médio. A comitiva passou por quatro países: Egito, Arábia Saudita, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos. 

>> Ministra encerra viagem ao Oriente Médio com abertura de mercado para produtos brasileiros

OUTUBRO

O petróleo que tem atingido dezenas de praias no Nordeste muito provavelmente é de origem venezuelana e deve ter vindo do derramamento "acidental ou não" de um navio perto da costa brasileira, disse nesta quarta-feira o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

>> Petróleo em praias do Nordeste "muito provavelmente" é da Venezuela, diz Salles

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga possíveis irregularidades nos contratos internacionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no período dos governos petistas de 2003 a 2015 aprovou, na tarde de ontem (22), por 19 votos a 10, o texto-base do relatório final do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ).

>> CPI do BNDES na Câmara aprova relatório final

Em visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro firmou oito atos bilaterais com o país do Oriente Médio em várias áreas como paz e segurança, cooperação econômica, inteligência artificial, meio ambiente e defesa. A comitiva brasileira foi recebida, neste domingo (27), em Abu Dhabi, pelo príncipe herdeiro do país, Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

>> Brasil assina oito acordos bilaterais com Emirados Árabes

NOVEMBRO

Quase nove meses depois de ser oficialmente proposta pelo governo, nesta terça-feira (12), deputados e senadores, em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, promulgam a Reforma da Previdência. O texto altera regras de aposentadorias e pensões para mais de 72 milhões de pessoas, entre trabalhadores do setor privado que estão na ativa e servidores públicos federais.

>> Reforma da Previdência é promulgada pelo Congresso

A Comissão de Constituição e Justça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (6), por 20 votos a 5, o parecer do senador Tasso Jeireissati (PSDB-CE) à chamada PEC Paralela da Reforma da Previdência (133/19). Ontem (5), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a PEC poderia ser votada ser votada em primeiro turno no plenário da Casa nesta tarde.

>> CCJ do Senado aprova PEC Paralela da Previdência

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (7) contra a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância. Por 6 votos a 5, a Corte reverteu seu próprio entendimento, que autorizou as prisões, em 2016.

>> STF derruba por 6 votos a 5 prisão após a 2a. instância; Lula deve ser solto ainda hoje

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou no final da tarde desta sexta-feira a sede da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso desde abril do ano passado, após o juiz federal Danilo Pereira Júnior determinar a liberdade do petista.

>> Lula deixa sede da PF em Curitiba, onde estava preso desde abril do ano passado

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário